Inspirações para uma vida saudável.
x
Inspirações para uma vida saudável.

Sua avaliação

Os profissionais de saúde trabalham hoje sob muita pressão, com demandas cada vez maiores e menores recursos financeiros, humanos e de tempo. O uso de alta tecnologia para exames e a burocracia eletrônica pode desviá-los da relação humanitária que repousa no cerne de sua vocação. O estresse gerado pelas exigências do sistema, pelos conflitos no trabalho, entre outros, pode impactar o julgamento clínico e a concentração, aumentando assim o risco de erros e novas situações estressantes.

Dia: 13 nov

Hora: 13h30 – 18h

Investimento: R$140

Local: Palas Athena – Alameda Lorena, 355

Inscrição

Portanto, não é de surpreender que haja alta incidência de burnout ou estafa entre enfermeiras e médicos, condição caracterizada por exaustão emocional e esgotamento, que levam a um distanciamento cognitivo e emocional em relação a pacientes e colegas de trabalho. Esses profissionais se sentem insatisfeitos e desmotivados.

Pesquisas científicas indicam que a estafa dos profissionais de saúde diminui a satisfação dos pacientes e a qualidade e segurança dos serviços médicos. Foi demonstrado que nos hospitais em que se reduziu em 30% a estafa da enfermagem houve uma diminuição de 6000 casos de infecção em trato urinário e no local de incisões, o que produziu uma economia de 69 milhões de dólares por ano em tratamento para infecções hospitalares (Cimiotti et al, 2001).

A adoção das práticas de mindfulness é chave para promover resiliência e conexão com outros (colegas, pacientes e familiares) e encontrar significado no trabalho e na vida. O médico ou enfermeira que pratica regularmente tende a sentir maior bem-estar e satisfação; sofre menos o impacto de fatores estressantes; passa a ter menos reações automáticas; apresenta maior prontidão para cooperar na criação de uma equipe mais eficiente; tem maior foco mental e mais atenção e disponibilidade emocional nos encontros clínicos.

Nesta oficina, a Dra. Susan Bauer-Wu apresentará técnicas de mindfulness e compaixão que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e que foram validadas por sua longa experiência no ensino de autocuidado para cuidadores e no tratamento de pacientes graves.

Vagas limitadas.
Haverá tradução.

 

Susan Bauer-Wu, PhD, Enfermeira, integra sua pesquisa científica em Medicina da mente e do corpo com a experiência clínica obtida como enfermeira nas áreas de oncologia, psiquiatria e cuidados paliativos, e com práticas pessoais de meditação para promover o bem-estar de pacientes e familiares que convivem com doenças graves. Atualmente é Professora Associada de Enfermagem da Emory University em Atlanta (Georgia, EUA). Anteriormente, trabalhou como instrutora de medicina na Faculdade de Medicina de Harvard, em Boston, Massachussets. Mora em Atlanta (Georgia) e Brookline (Massachussets). A Dra. Bauer-Wu mantém um programa produtivo de pesquisa focada nos efeitos do estresse crônico e nos benefícios das práticas de mindfulness e de compaixão em doenças debilitantes e potencialmente limitantes. Realizou atividades significativas na área de serviços e liderança em grandes organizações dos Estados Unidos e de outros países, e recebeu vários prêmios de prestígio. É instrutora do programa MBSR (programa de redução de estresse baseado em mindfulness) e de práticas contemplativas para cuidados paliativos. Também é facilitadora em retiros de resiliência e workshops para profissionais de saúde, pacientes e familiares que convivem com quadros crônicos de saúde.

O que você achou deste post?
  • Changemaker 
    0
  • I'm Ommm 
    0
  • Amei 
    0
  • Bliss me 
    0
  • Wait, What? 
    0
  • No way 
    0
Quero Harmonia

Quero Harmonia - Ver mais posts deste autor

" A pessoa em harmonia com ela mesma, corpo, mente e espírito, entra em harmonia com família, trabalho e comunidade e assim constrói um mundo melhor".

Quero mais desse tema
CANAL ABERTO