Inspirações para uma vida saudável.
x
Inspirações para uma vida saudável.

Entrevista com Francisco Kaiut

A nossa fundadora Mariana Rocha teve o prazer de entrevistar o Francisco Kaiut, professor de yoga que desenvolveu seu próprio método de ensino, a partir de posições clássicas, o Kaiut Yoga. Ele contou como tudo começou, sua trajetória e motivação, confira a entrevista!

Uma das coisas principais que vi no método Kaiut e adorei assim que conheci, foi o fato de ser para todo mundo, em qualquer circunstância da vida da pessoa, pensado em cada indivíduo como único e respeitando a bio individualidade de cada um. Adorei a primeira aula que tive com a Dany Gonçalves no Espaço Una e em seguida meu namorado iniciou a prática logo após um acidente onde ele quebrou os dois pés (isso mesmo os dois pés ao mesmo tempo) e ainda em cadeira de rodas, iniciou a prática do Kaiut Yoga para ajudar a sua reabilitação e vimos resultado a cada aula. conta Mari

Afinal o que é o Método Kaiut Yoga?

É um método com referências do Hatha Yoga e tem objetivo na reabilitação do corpo. 

Nós passamos boa parte do dia sentados, na escola ou no trabalho, no carro e depois de um dia cansativo, sentamos no sofá de casa, num restaurante ou numa cadeira de cinema buscando conforto e descanso. Como nosso corpo não foi feito para permanecer tanto tempo sentado, inevitavelmente isso prejudica nossa musculatura, articulações e sistema circulatório, trazendo envelhecimento precoce, dores e ainda mais cansaço.

O método trabalha nesse sentido de preservar o corpo. Os movimentos são prolongados, com ajustes sutis para cada aluno, essa atenção individual é importante para que não haja lesões durante a prática. Várias posições clássicas do yoga são excluídos, pelo menos no início, por não se ter garantia que, a longo prazo, poses muito audaciosas tragam riscos a saúde.

O Kaiut Yoga usa uma sequência de movimentos que nasce de princípios energéticos, biomecânicos e fisiológicos e que é customizada para cada aluno. O professor molda a aula de acordo com cada indivíduo em sua sala. A construção das posições permite que o aluno elimine bloqueios, criando condições para a manifestação do potencial energético de seu corpo. 

 Os resultados alcançados podem ser vistos e avaliados, ainda nas primeiras semanas de aula!

Quem é Francisco Kaiut? 

O meio que levou Francisco ao yoga não foi nada sutil, aos 6 anos levou um tiro, acidentalmente, no quadril. A partir disso sofreu com dores, com 10 anos procurava massagistas e fisioterapeutas, mas o alívio era passageiro. Aos 17 ele começou a praticar yoga e após muita dedicação, alcançou resultados fantásticos, como livrar-se das dores.

 Contente com os resultados, Francisco graduou-se em yoga e mais tarde se especializou, também, em quiropraxia e massagem terapêutica. Não satisfeito, viaja para Londres para estudar saúde natural e métodos de yoga da Europa. Ele participou de atividades em Boulder, Canada, cidades respeitadas pelas práticas de yoga no ocidente.

Quando volta ao Brasil, inicia uma pesquisa misturando os fundamentos do yoga clássico e milenar com o que praticava clinicamente, a partir dessa pesquisa abre sua primeira escola de yoga, aplicando seu próprio método nas aulas.

“Todo mundo tinha dor, desconforto, problema. Ter muita gente com dificuldades e questões era o que me motivava a querer criar uma solução para todos,” diz Francisco, durante nossa entrevista.

Seu método foi reconhecido e Kaiut começou a ser conhecido nos Estados Unidos, Canadá, Europa e todo Brasil em workshops e palestras. Em 2004 se torna membro certificado da principal organização que rege o campo de yoga, a American Yoga Alliance. A partir de 2010 ministra cursos de iniciação ao Método Kaiut não apenas no Brasil, mas também nos Estados Unidos, Canadá, Europa e América Latina. Recentemente deu uma palestra sobre o seu método em Oxford na Inglaterra no Summit Movimentis 2017 (Em 2018 esse evento será realizado em Harvard, Boston)

Hoje a Kaiut Yoga School, sediada em Curitiba, Paraná, é um centro de referência do método e uma das maiores escolas de yoga do mundo, somando três mil presenças semanais, e com projetos de expansão que já tomam forma no exterior como na cidade de Boulder no Colorado ( duas vezes ao ano, nos meses de inverno e verão) e Toronto no Canadá começando em 2018.

Francisco continua dia após dia divulgando e fortalecendo a marca do Kaiut Yoga pelo mundo. Seu conceito diferenciado vem ganhando destaque e notoriedade ao redor do mundo, com os vários cursos e aulas ministradas por ele. Em uma matéria da Yoga Journal internacional, ele foi citado como um dos professores atuais que mudam a história do yoga, confira aqui

Recentemente ele esteve presente no curso de formação de professores em Toronto, no Canadá, onde teve a participação de professores de dez países diferentes conhecendo e adquirindo mais experiências com a prática do Kaiut Yoga.

Ainda em Toronto, Francisco Kaiut assinou os primeiros contratos de franquias internacionais da marca. As novas escolas do Kaiut Yoga serão no estado do Colorado, no Estados Unidos. A primeira escola será inaugurada em janeiro de 2018.

“Nós temos pedidos para franquias em outras localidades dos Estados Unidos também”, afirmou Francisco Kaiut ao falar das novas escolas.

Ele ainda falou dos projetos para 2018 e disse que terá algum evento da escola sendo realizado na Europa.

Mais informações sobre o método aqui KAIUT YOGA

O que você achou deste post?
  • Changemaker 
    0
  • I'm Ommm 
    0
  • Amei 
    1
  • Bliss me 
    0
  • Wait, What? 
    0
  • No way 
    0
Quero Harmonia

Quero Harmonia - Ver mais posts deste autor

" A pessoa em harmonia com ela mesma, corpo, mente e espírito, entra em harmonia com família, trabalho e comunidade e assim constrói um mundo melhor".

Quero mais desse tema
CANAL ABERTO
VER COMENTÁRIOS