Inspirações para uma vida saudável.
x
Inspirações para uma vida saudável.

Entrevista Satish Kumar

O indiano Satish Kumar, ex-monge jainista, escritor e ativista da paz e sustentabilidade, esteve em São Paulo em março para ministrar duas palestras no Instituto Singularidades, a convite da Escola Schumacher Brasil, e para o lançamento do livro “Solo, alma e sociedade – uma nova trindade para o nosso tempo”, pela Palas Athena Editora. E nós conseguimos uma entrevista exclusiva! Confira abaixo:

Fundador do Schumacher College, um centro de educação holística no Reino Unido que se tornou referência mundial, e editor há mais de trinta anos da revista Resurgence, Satish Kumar defendeu, na palestra “Uma terra, uma humanidade, um só futuro”, que a natureza, o ser humano e a sociedade estão cada vez mais interdependentes, principalmente neste momento de profundas transformações e incertezas no cenário mundial.

Para uma platéia de mais de quinhentas pessoas, divididas em dois dias, Kumar declarou que é necessário se conectar ao solo, mesmo nas grandes cidades, criando hortas e jardins nos telhados das casas e dos prédios. “Humano vem de humus, que é solo. Somos feitos de solo, mas a sociedade se desconectou da natureza. Humus também é a raiz da palavra humildade, o que a humanidade deixou de exercitar. Tornamo-nos arrogantes”, disse.

Além da (re) conexão com a natureza, o ser humano deve se conectar consigo mesmo e com a sociedade. “A alma é a base do autoconhecimento”, afirmou, dizendo ainda que é necessário, mesmo com a vida atarefada, encontrar um tempo para meditar, ler poesia, plantar, cozinhar e caminhar. Sobre a caminhada, aliás, Satish Kumar é um especialista: ele caminhou por dois anos e meio, nos anos 1960, de Nova Delhi até Moscou, Paris, Londres e Washington, levando a mensagem de paz de Mahatma Gandhi aos líderes mundiais. E até hoje, aos 80 anos, ele caminha todo dia. “Quando você caminha, o destino não é importante. Nós somos o caminho”.

O livro “Solo, alma, sociedade – uma nova trindade para o nosso tempo”, está à venda em livrarias e na loja virtual da Palas Athena Editora (www.palasathena.org.br/editora)

O que você achou deste post?
  • Changemaker 
    1
  • I'm Ommm 
    1
  • Amei 
    2
  • Bliss me 
    0
  • Wait, What? 
    0
  • No way 
    0
Quero Harmonia

Quero Harmonia - Ver mais posts deste autor

" A pessoa em harmonia com ela mesma, corpo, mente e espírito, entra em harmonia com família, trabalho e comunidade e assim constrói um mundo melhor".

Quero mais desse tema
Como Meditar?

“Não sei meditar, não sei deixar minha mente vazia.” Pois é, gente, escuto muito isso quando converso sobre medit...

Leia Mais
CANAL ABERTO
VER COMENTÁRIOS