Inspirações para uma vida saudável.
x
Inspirações para uma vida saudável.

Este exercício de respiração vai te ajudar a controlar a ansiedade e a insônia

No Brasil, mais de 73 milhões de pessoas têm dificuldades para dormir.

 

Por Ana Beatriz Rosa

 

No Brasil, mais de 73 milhões de pessoas têm dificuldades para dormir e outras 11 milhões só conseguem adormecer com ajuda de medicamentos. O levantamento feito pela Associação Brasileira de Sono em 2017 revelou que, cada vez mais, os brasileiros precisam lidar com uma companhia incômoda: A insônia.

As causas são diversas e muitas vezes estão relacionadas as situações de estresse e um estilo de vida pouco saudável. Estimulantes como café e bebidas energéticas, despertadores e luzes do celular, por exemplo, interferem no nosso ciclo circadiano, também conhecido como nosso ciclo natural de sono e de alerta.

E é por isso que a privação do sono está se tornando cada vez mais comum. De acordo com a National Sleep Foundation, dos Estados Unidos, a quantidade de sono necessária é individual e depende da idade da pessoa, mas, como regra geral, o período de sono deveria durar pelo menos oito horas.

Porém, alguns detalhes básicos na rotina podem realmente transformar a forma como nós dormimos. De acordo com o médico Andrew Weil, que pesquisa saúde holística em Harvard, um sono melhor está diretamente ligado a sua capacidade de inspirar e expirar. Simples assim.

“Respirar de forma correta influencia a fisiologia e os processos do nosso cérebro, inclusive nosso humor. Ao concentrar sua atenção na sua respiração, você entra em um processo de relaxamento intenso”, argumenta o médico em entrevista a revista americana Medical Daily.

Para ter um sono mais tranquilo, Andrew Weil sugere um método de respiração baseado em uma antiga prática indiana, o pranayma, que significa “regular a respiração”. A técnica é considerada eficiente porque incentiva a rápida reciclagem de dióxido de carbono do nosso organismo e colabora com o equilíbrio do pH do corpo.

Aprenda o exercício de respiração que ajuda a controlar a ansiedade e a insônia

 

1. Exale o ar completamente através de sua boca, fazendo o som de um suspiro.

2. Feche sua boca e inspire silenciosamente pelo nariz e conte até quatro.

3. Segure a respiração e conte mentalmente até sete.

4. Exale completamente o ar pela sua boca fazendo o som de um suspiro e conte até oito.

5. Esse movimento compõe o ciclo de uma respiração. Agora inspire novamente e repita o ciclo mais três vezes.

De acordo com Weil, a parte mais importante deste processo é conseguir segurar a respiração por sete segundos. Isso permitirá que o oxigênio preencha seus pulmões e, em seguida, circule por todo o corpo. É isso que produz o efeito relaxante.

Que tal testar?

 

O que você achou deste post?
  • Changemaker 
    0
  • I'm Ommm 
    0
  • Amei 
    0
  • Bliss me 
    0
  • Wait, What? 
    0
  • No way 
    0
Huffington Post

Huffington Post - Ver mais posts deste autor

Selected content provided by: The Huffington Post, an American online news aggregator and blog founded by Arianna Huffington, Kenneth Lerer, Andrew Breitbart, and Jonah Peretti, featuring columnists. The site offers news, blogs, and original content and covers politics, business, entertainment, environment, technology, popular media, lifestyle, culture, comedy, healthy living, women's interests, and local news. www.huffingtonpost.com

http://www.huffingtonpost.com

Quero mais desse tema
Veggie Machine

Incrível essa máquina que entrega comidas saudáveis, fresquinhas e orgânicas todos os dias. A empresa chamada Farmer...

Leia Mais
DEEKSHA EVENING

DEEKSHA EVENING A Deeksha é uma energia de natureza sutil e transformadora que aciona um processo gradual de despertar ...

Leia Mais
CANAL ABERTO
VER COMENTÁRIOS