Inspirações para uma vida saudável.
x
Inspirações para uma vida saudável.

Lições do maior estudo sobre felicidade Chacra - Anahata Chacra - Ajna

robert waldinger-quero-harmonia

No final do ano passado o Dr. Robert Waldinger, psiquiatra, psicanalista, professor na área clínica de psiquiatria na Universidade de Medicina de Harvard, diretor do centro de terapia psicodinâmica no Hospital Geral de Massachusetts e diretor do estudo em felicidade mais longo da história, realizado pela Universidade de Harvard, fez uma palestra no TED contando o que eles descobriram até o momento durante os 75 anos de pesquisa (isso mesmo que você leu, 75 anos de estudos, o que é um tempo bem longo e difícil de acontecer em pesquisas). Durante a pesquisa eles acompanharam a vida de 724 homens de dois grupos de diferentes classes e interesses e a pergunta que ele responde nessa palestra é: O que realmente mantém as pessoas saudáveis e felizes? Opa, quem nunca quis saber sobre essa ‘pílula mágica’?

 

Ele conta que atualmente entrevistaram alguns jovens da geração Millenium (anos 80-90) perguntando-os quais eram seus objetivos de vida mais importantes e 80% respondeu que era enriquecer, uns 50% desses mesmos jovens, disse que era vir a ser famosos. E nos dizem constantemente para nos dedicar ao trabalho, para nos esforçarmos para alcançar mais resultados. Ou seja, nos dá a sensação de que essas são as coisas que devemos alcançar para termos uma vida boa.

Mas no decorrer do estudo, o resultado foi bem diferente, o que eles descobriram até o momento é que as boas relações que temos na vida é o que nos mantém mais felizes e mais saudáveis.

Abaixo um pouco mais do que ele explica na palestra:

Aprendemos 3 grandes lições sobre as relações:

1) Relações sociais são muito boas para nós e que a solidão mata. Acontece que as pessoas que têm mais ligações sociais com família, com amigos, com a comunidade são mais felizes, são fisicamente mais saudáveis e vivem mais tempo do que as pessoas que tem menos relações.

A experiência da solidão acaba por ser tóxica. As pessoas que são mais isoladas dos outros do que gostariam, descobrem que são menos felizes, a sua saúde piora mais depressa quando chega na meia idade, o seu funcionamento cerebral diminui mais cedo e vivem menos tempo do que as pessoas que não se sentem sozinhas. E um fato sério é que a qualquer momento mais de 20% de norte-americanos informam que se sentem sós.

2) Não basta o número de amigos que temos, e não se trata de ter ou não um relacionamento amoroso, o que conta é a qualidade das nossas relações íntimas. Acontece que viver no meio de conflitos é muito prejudicial para a saúde. Os casamentos altamente conflituosos, por exemplo, sem grande afeição, revelam-se muito maus para a saúde, pior talvez do que um divórcio. 

Viver no meio de relações boas, calorosas é protetor, acolhedor. O que determinou que as pessoas na meia idade se sentissem mais saudáveis aos 80, não foi o nível de colesterol no sangue, mas a qualidade dos seus relacionamentos, se ela estava satisfeita com seus relacionamentos.

3) que a gente descobriu que as boas relações, para além de protegerem o corpo elas protegem o cérebro. Acontece que estar em uma relação segura e bem estabelecida, sabendo que pode contar com o parceiro, mantém a memória mais viva durante mais tempo, preservando a memória. Quem não tem esse tipo de relacionamento, experimentam o declínio de memória mais precoce.

Robert ainda menciona que, não é que todas as relações serão fáceis, como um mar de rosas, mas é importante saber que você pode contar com a pessoa que está junto com você mesmo nos momentos mais difíceis. Os casais podem brigar dia após dia, mas se eles tem essa certeza e segurança que podem contar um com o outro isso os mantém saudáveis, e casais que se sentem inseguros e incertos se podem contar com o companheiro tem sua saúde extremamente prejudicada.

E ele terminou com um quote de Mark Twain Não há tempo, tão breve é a vida, para discussões, desculpas, amarguras, prestação de contas. Só há tempo para amar e mesmo para isso é só um instante.

Conclusão “Uma vida boa se constrói com boas relações”.

Por isso pessoal, valorizem familiares, amigos e suas relações pessoais, mesmo que às vezes saia do compasso e possa dar um certo trabalhinho ao longo da vida, são elas que nos mantém vivos, felizes e saudáveis. Pra mim, cada vez mais, a ideia de comunidade e relações interpessoais é extremamente importante para nossa saúde, para nossa comunidade e para o nosso mundo, estamos todos conectados, somos todo um. Então, se joguem nos beijos e abraços.

 

O que você achou deste post?
  • Changemaker 
    6
  • I'm Ommm 
    1
  • Amei 
    11
  • Bliss me 
    1
  • Wait, What? 
    0
  • No way 
    1
Mariana Rocha

Mariana Rocha - Ver mais posts deste autor

Acredito que o impossível não existe. Sou Integrative Health Coach pelo Institute for Integrative Nutrition de NY, também formada em Comunicação Social pela FAAP, com certificado de redatora da Miami AdSchool e outros certificados pelo MIT, Harvard e outros. Trabalhei como Planejadora de vendas na Viacom Networks Brasil Ltda e logo após fui morar e atuar em diferentes agências e escolas ao redor do mundo: como a escola de São Paulo, Madrid e Hamburgo. Trabalhei na Draftfcb da Alemanha, Ogilvy de Paris, Leo Burnett em Chicago, Crispin Porter Bogusky em Boulder. Morei também em NY e Austin, onde fiz trabalho voluntário e vivi integralmente o que eu chamo de qualidade de vida. De volta ao Brasil trabalhei na Loducca e como freelancer em diferentes agências como a Fbiz, Havas, Rapp e Irirs. Em 2016 morei em San Diego, Venice, LA e Santa Monica, LA vivendo e trabalhando integralmente vida saudável na prática. Amo aprender e me aperfeiçoar, fiz diferentes cursos e participei de diferentes conferências e simpósios nos últimos anos, confira no meu site www.marianarochahc.com em "Sobre/Minhas últimas" Sou fundadora da empresa Quero Harmonia e acredito que a alegria é o principal indicador de que estamos no caminho certo, portanto siga sua alegria, nada mais é que o caminho do seu coração.

mariana.rocha@queroharmonia.com.br
http://www.marianarochahc.com

Quero mais desse tema
Óleos Essenciais

O que são óleos essenciais? Por que a planta os produz? Onde se localizam na espécie vegetal? Por que as espécies s...

Leia Mais
Food Forum 2018

Food Forum 2018   Consumismo desenfreado, esgotamento dos recursos naturais, desperdício, poluição, doenças ass...

Leia Mais
CANAL ABERTO
VER COMENTÁRIOS