Inspirações para uma vida saudável.
x
Inspirações para uma vida saudável.

Engraçado como nos dias atuais ainda se utiliza o termo “medicina alternativa” para uma medicina conhecida há mais de 1000 anos.

Eu sou médica formada pela medicina considerada ocidental, ou moderna. Fiz meus 6 anos de faculdade seguidos por especialização e pós graduação. Optei pela especialidade nutrologia, que por definição é: a especialidade que pesquisa e avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, aplicando este conhecimento para a avaliação de nossas necessidades orgânicas, visando a manutenção da saúde e redução de risco de doenças, assim como o tratamento das manifestações de deficiência ou excesso. O acompanhamento do estado nutricional do paciente e a compreensão da fisiopatologia das doenças diretamente relacionadas aos nutrientes permitem ao nutrólogo atuar no diagnóstico, prevenção e tratamento destas doenças, contribuindo na promoção de uma longevidade saudável, com melhor qualidade de vida.

E estudando nutrologia tive o contato com a fitoterapia, e o uso de ervas e alimentos para prevenção e tratamento de doenças. Sempre indo atrás de cursos e novidades (meu perfil é assim), e buscando algo que me completasse, deparei-me (através das redes sociais)  com um curso do Chopra Center na California sobre Ayurveda ( ayur=vida / ciência=vida), a medicina usada na India há mais de 07 mil anos. E lá fui eu para essa jornada; indo e vindo para os EUA por 3 vezes no último ano. E que jornada; sensacional é uma das palavras que consigo encontrar para descrever todo esse conhecimento, experiência e vivência que tive durante um pouco mais de 01 ano. Ouso dizer que não existe medicina certa ou errada, tradicional ou alternativa, as medicinas se integram; e, realmente, gosto de usar o nome Medicina Integrativa.

Conhecer a Ayurveda me abriu novos caminhos, me deu novos sonhos, mas sem esquecer dos antigos…eu me redescobri. Vi que eu, realmente, quero tratar de saúde; quero oferecer bem estar, qualidade de vida e, consequentemente, felicidade; e não, simplesmente, um remédio imediato, uma pílula milagrosa. Quero ser um instrumento, pelo qual você possa aprender que pequenas mudanças podem trazer grandes benefícios à sua saúde.

Não tem coisa melhor do que poder agregar conhecimentos e técnicas utilizadas há milênios com a tecnologia e os avanços na medicina atual. Por exemplo, aplicar técnicas de respiração e meditação para ansiedade, depressão, compulsão alimentar; e ao mesmo tempo, ter possibilidades de diagnóstico de tumores e câncer por exames de imagem. Temos que saber aproveitar o que a vida nos oferece e abraçar a medicina, oferecendo sempre o melhor atendimento aquele que te procura, buscando o balanço entre corpo, mente e alma; e assim, encontrando a verdadeira saúde.

Aqui no Brasil, ainda temos um grande caminhar na Medicina Integrativa, os grandes hospitais como Albert Einstein e Sírio Libanês tem programas voltados a cuidados e tratamentos integrativos e até mesmo o PIC dentro do SUS sistema único de saúde também já incluiu práticas complementares como acupuntura, por exemplo; mas ainda se observa muito preconceito e medo por parte dos próprios médicos. Estou disposta a mostrar como essa prática vale a pena, e que devemos sempre usar o melhor de tudo aquilo que aprendemos. E sinceramente, estou amando essa minha experiência…aos poucos, vou dividir meus conhecimentos com vocês, fiquem de olho por aqui e nas nossas redes sociais!

Namastê!

 

 

O que você achou deste post?
  • Changemaker 
    0
  • I'm Ommm 
    0
  • Amei 
    3
  • Bliss me 
    0
  • Wait, What? 
    0
  • No way 
    0
Patrícia Savoi

Patrícia Savoi - Ver mais posts deste autor

Patricia Savoi é médica nutróloga com título de especialista pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia). Fez pós- graduação em Nutrologia e especialização em nutrição clínica e hospitalar pelo GANEP, no Hospital Beneficência Portuguesa em São Paulo. Além de ser fascinada pela área de nutrição clínica, também atua como consultora médica na área da saúde e nutrição, tendo trabalhado com indústrias de grande porte, na área de suplementos alimentares e medicamentos. Sempre em busca de algo que a completasse,se formou no programa "Perfect health-ayurveda lifestyle " realizado no Deepak Chopra Center em Carlsbad- CA; estudos que complementam seu conhecimento médico com o expertise em bem-estar associados a prática de meditação, yoga e medicina Ayurveda.

patricia.savoi@queroharmonia.com.br
http://www.enviva.com.br

Quero mais desse tema
Você Conhece a Arcah?

Você conhece a Arcah? (ASSOCIAÇÃO DE RESGATE À CIDADANIA POR AMOR À HUMANIDADE) Trata-se de uma organização socia...

Leia Mais
CANAL ABERTO
VER COMENTÁRIOS