Inspirações para uma vida saudável.
x
Inspirações para uma vida saudável.

O que é a Naturopatia?

A Naturopatia (Naturopathic Medicine) é uma ciência da saúde que combina terapias naturais, tradicionais e modernas com medicina científica. Sua filosofia tem como objetivo prevenir, identificar a causa essencial das doenças ou desequilíbrios e estimular o corpo para sarar por si mesmo.

Educamos e apoiamos pacientes tanto em doenças agudas como crônicas, por meio de tratamentos individualizados, sempre se considerando o estado físico, mental, emocional e espiritual dos pacientes.

Dentro das terapias mais usadas, estão a fitoterapia, Medicina Tradicional Chinesa e acupuntura, recomendações nutricionais e­ do estilo de vida, hidroterapia, homeopatia, quiropraxia, massoterapia e terapias florais. A Naturopatia pode atuar como complemento à medicina convencional ou pode ser também usada eficazmente sozinha na prevenção de varias doenças e melhora do estilo de vida.

Essa ciência têm como objetivo principal prestar um cuidado mais eficaz para a saúde, com o menor risco aos pacientes; reconhecer e promover o poder de autocura do ser humano; identificar e remover a causa essencial das doenças e não suprimir os sintomas; educar; tratar cada paciente individualmente, considerando o estado físico, mental, emocional e espiritual e promover o bem-estar e prevenção das doenças.Durante a consulta, uma avaliação é realizada com histórico médico do paciente e da família, hábitos alimentares, estilo de vida, etc. Um exame físico curto é realizado na maioria dos casos e a partir disso, um plano individualizado é montado, usando os vários tipos de terapias a seguir.

Medicina Tradicional Chinesa/ Acupuntura

Picture

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e a acupuntura são terapias que tem demonstrado ser eficazes para tratar a dor e doenças crônicas por muitos anos. Utilizando ervas chinesas e agulhas finas colocadas em pontos específicos pelo corpo, a energia vital (Qi) de cada pessoa, a qual flui por meio de canais ou meridianos, é estimulada tentando equilibrar o yin/yang. Este desequilíbrio de energias gera doenças (físicas ou emocionais) e bloqueia os canais que estão ligados aos órgãos do corpo, tornando-nos mais suscetíveis.Cientificamente, quando as agulhas são colocadas nos pontos, substancias químicas do corpo como anti-inflamatórios e analgésicos são estimulados, e assim aliviam os sintomas.


Fitoterapia

Picture

A fitoterapia é uma prática de milhões de anos baseada nos princípios ativos das plantas medicinais que trata várias doenças. As plantas são muito valiosas por seu conteúdo nutricional e curativo e podem ser utilizadas na forma de infusão, decocção, tinturas, cremes, inalação, compressas, gargarejo, óleos essenciais e suplementos. É importante saber que as plantas medicinais podem ter efeitos colaterais e interações com outras plantas e medicamentos convencionais, porém para se utilizar é preciso ter cuidados com a dosagem, procedência, colheita, armazenagem e qualidade da planta.


Homeopatia

Picture

A homeopatia é uma forma de medicina energética usando diluições muito pequenas de plantas, minerais ou substâncias animais, a qual estimula o poder de autocura do ser humano. Esta terapia se baseia no principio de “os semelhantes curam-se pelos semelhantes”, originado por Samuel Hahnemann, mais de 200 anos atrás e atualmente é efetiva tratando doenças tanto físicas quanto emocionais. Doses extremadamente pequenas de substâncias que produzem sintomas numa pessoa saudável são ministradas a um paciente com os mesmos sintomas, e assim o corpo é estimulado para sarar sozinho.


Essências florais de Bach

Picture

As essências florais são extratos líquidos diluídos, contendo a energia vibracional de varias flores, criados por o médico inglês Dr. Edward Bach nos anos 30. Atuam nos campos energéticos do ser humano, influenciando o bem-estar espiritual, emocional e físico. O objetivo da terapia com essências florais é equilibrar as emoções ajudando assim a melhorar vários outros sintomas (físicos, emocionais- agudos e crônicos).


Nutrição

Picture

Os alimentos afetam as funções do corpo, alguns ajudam a curar doenças, enquanto outros danificam as atividades dos órgãos, causando enfermidades crônicas. Enfermidades estão associadas com deficiências, excessos e intolerâncias nutricionais. Uma dieta saudável é a mais importante ferramenta para controlar o estresse, prevenir e recuperar-se das doenças. “Você é o que você come”.


Recomendações do estilo de vida

Picture

O estresse e as ocorrências da vida (relações interpessoais, trabalho, recreação, etc.) de cada pessoa têm um impacto muito forte na saúde. Aconselhamos numa variedade de temas que influenciam no bem-estar; como a dieta, exercício, estresse e problemas emocionais. Ajudando a identificar e ajustando os hábitos que geram doenças, a medicina naturopática pode ajudar as pessoas manter uma boa saúde por um longo tempo.

Medicina Preventiva

Picture
Hoje em dia existem muitas doenças as quais podem ser prevenidas com mudanças de hábito. Por meio das diferentes terapias já nomeadas e educando os pacientes, ajudamos, o mais cedo possível, a propor medidas de promoção de saúde e prevenção para que estas enfermidades não se tornem mais perigosas ou mortais.

O que você achou deste post?
  • Changemaker 
    1
  • I'm Ommm 
    0
  • Amei 
    6
  • Bliss me 
    1
  • Wait, What? 
    0
  • No way 
    0
Lina Alvarado

Lina Alvarado - Ver mais posts deste autor

Formada em Ciências da Saúde de Queen’s University - Toronto, Canadá (2005) Pós-graduação de quatro anos em Medicina Naturopática no Canadian College of Naturopathic Medicine - Toronto, Canadá (2009). Estudos em Medicina Tradicional Chinesa e acupuntura, fitoterapia, homeopatia, nutrição e medicina preventiva. Estagio na Robert Schad Naturopathic Clinic em Toronto, a maior clínica de medicina naturopática em Norte America, e na clínica Sherbourne Health Centre, sendo responsável pelo tratamento de pacientes soropositivos e dando apoio à comunidade em educação de saúde e prevenção. Curso em formação de Florais de Bach com o Healing Herbs da Inglaterra (2010) Membro da associação de Medicina Naturopática em Ontario, Canadá, Ontario Association of Naturopathic Doctors (OAND) e Terapeuta Holístico Credenciado ao SINTE em São Paulo, Brasil.

info@lanaturologia.com
http://www.lanaturologia.com/

Quero mais desse tema
Receita de Mix de Nuts

MIX DE NUTS por Larissa Colombo Nozes tem diversos benefícios para nossa saúde, assim a receita dessa semana é um mix...

Leia Mais
CANAL ABERTO
VER COMENTÁRIOS