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Os benefícios de praticar meditação Chacra - Anahata Chacra - Ajna

Atualmente, muitas pessoas se mostram interessadas em praticar meditação para promover uma vida mais saudável e harmoniosa. Por outro lado, é curioso observar que muitas querem um resultado rápido, como se estivessem tomando uma pílula mágica. Antes mesmo de experimentar, muitas pessoas querem saber quão rápido poderão se livrar da ansiedade exagerada, da depressão, do estresse que as está tirando do sério e piorando a qualidade de vida. Aliás, quando se pensa em benefícios da meditação, a ideia não é livrar-se da ansiedade, depressão ou estresse, mas aprender a manejá-los.

Infelizmente, para quem quer um resultado rápido e duradouro, vale lembrar que, de certa maneira, praticar meditação lembra praticar atividade física: devemos começar aos poucos, alguns minutos por dia, e podemos prolongar o tempo e devemos manter a regularidade, se quisermos efeitos duradouros.

Daí surgem os empecilhos: mas como vou arranjar um tempo para meditar, nem que seja 30 minutos? Sou uma pessoa muito ocupada, e não dá para ficar quieto por este tempo… Ah! Meditação é não pensar em nada? Como vou ficar tanto tempo sem pensar em nada?

Primeiro vamos esclarecer que meditar “não é pensar em nada”. Quem consegue ficar “sem pensar em nada”? Durante uma prática meditativa você mantém seu foco de atenção em algo como sua respiração, e utiliza esta atenção neste “objeto” para justamente evitar que o frenético ritmo de pensamentos se apazigue, se torne mais calmo. Se nossa mente se distrair, simplesmente buscamos trazer de volta a nossa atenção, por exemplo, para a respiração. Existem diferentes práticas meditativas, mas esta é uma das mais básicas: treinar nossa atenção, para que não fiquemos dominados pelo fluxo intenso de estímulos ou pensamentos.

Quanto a não ter tempo, se formos realmente honestos conosco, vamos perceber que “não temos tempo” muitas vezes, porque ocupamos nosso tempo de maneira automática, sem planejar prioridades. Somos arrastados por estímulos intensos, e nos deixamos simplesmente levar, e quando percebemos estamos estressados e não dando conta de fazer o essencial. E o que é o essencial? Também perdemos o foco do que é essencial, e que talvez seja simplesmente buscar a felicidade. Que felicidade? Uma felicidade que dependa de aprender a cultivar estados internos mais harmoniosos, que não variem tanto com as mudanças da bolsa de valores, ou dos humores da economia, mas principalmente de estar equilibrado internamente, e percebendo quais movimentos devem ser realizados, de maneira centrada e serena; de sentir que é possível direcionar a atenção para algo bom, de maneira consciente, sabendo que não é necessário se deixar levar pelo baixo astral de um grupo; de tomar decisões conscientes, mesmo difíceis, sem responder no modo automático.

Em outras palavras, precisamos deixar de lado o conceito de conseguir benefícios sem esforço, sem dedicação, se queremos ter benefícios com a prática da meditação. Esta é uma ilusão principalmente quando pensamos na qualidade das nossas vidas. Queremos benefícios com a prática de meditação? Vamos ter disciplina para praticar!!!


Vídeo do portal www.einstein.br.

 

 

Foto. Ramede Felix

Foto. Ramede Felix

 

Post por Dra Elisa H. Kozasa – Pesquisadora do Hospital Albert Einstein
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1989), pós-doutorado (2012), doutorado (2002), e mestrado (1999) pelo depto. de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo, onde é professora afiliada. É pesquisadora do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Suas principais pesquisas abordam a neurofisiologia de estados de consciência como a meditação, através da neuroimagem funcional, e a avaliação de intervenções que envolvem treinamento de habilidades cognitivas e comportamentais e que promovem uma melhor qualidade de vida e bem-estar. Nestas áreas participou dos diálogos entre pesquisadores e o Dalai Lama, na interface entre efeitos de práticas contemplativas para a saúde em 2006 e 2011. Foi uma das 3 finalistas do PRÊMIO SAÚDE 2012 e 2013 em trabalhos da categoria saúde mental e emocional. É graduada 5o dan em Aikido com certificado reconhecido pela International Aikido Federation. Foi treinada por Paul Ekman e Alan Wallace para ministrar o treinamento Cultivating Emotional Balance

 

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http://www.einstein.br

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