Inspirações para uma vida saudável.
x
Inspirações para uma vida saudável.

Receita: Almôndegas de lentilha Chacra - Sahasrara Chacra - Muladhara

Essa semana a receitinha é vegetariana (com opção vegana, já que a Fernanda ensina à fazer parmesão vegano). Vegetariano ou não, não deixe de provar essas almôndegas deliciosas.

Ingredientes:

  •  3 colheres de sopa (45 ml) + 1 colher de chá de azeite de oliva, divididos
  •  1 cebola , picada
  •  3 dentes de alho picados
  •  1″ovo de linhaça” ( 1 colher de sopa (7 g ) de linhaça + 2 1/2 colheres de sopa ( 37 ml ) de água)- se preferir use 1 ovo normal, mas a receita deixa de ser vegana
  •  1 1/2 xícaras ( 297 g) lentilhas verdes cozidas
  •  1 1/2 colheres de sopa (5 g) de ervas secas ( manjericão seco + orégano )
  •  1/4 xícara (15 g) de salsinha
  •  1 colher de sopa (16 g) de extrato de tomate
  •  5-6 colheres de sopa ( 25-30 g ) de parmesão vegano (e mais um pouco para empanar)- veja receita ao final
  •  sal rosa e pimenta a gosto (~ 1/4 de colher de chá de cada )

Modo de fazer:

Aqueça uma frigideira grande em fogo médio, aqueça o forno a 375 graus de F (190 C), e Forre uma assadeira com papel manteiga.
Uma vez frigideira estiver quente, adicione 1 colher de sopa de azeite de oliva, cebola e alho. Refogue por 2-3 minutos, ou até dourar ligeiramente (tomando cuidado para não queimar), em seguida, retire do fogo e desligue fogão.
Em um processador de alimentos, adicione linhaça e água e deixe por 2-3 minutos.
Adicionar as lentilhas cozidas e já resfriadas, 1 colher de chá do azeite, alho refogado e cebola, as ervas secas, salsa, tomate, queijo parmesão vegano, e uma pitada de cada sal e pimenta. Bata, misturando até mesclar tudo, mas não virar um purê, deixando um pouco de textura.
Prove e ajuste os temperos, conforme necessário, acrescentando mais sal e pimenta ou ervas para dar sabor, parmesão vegan para um sabor de queijo e para secar, ou mais de azeite para umedecer. Se a mistura ficar ainda muito molhada, adicione farinha de coco ou de aveia até atingir uma consistência um pouco mais seca.
Use uma colher de sopa para pegar colheradas e, com cuidado, forme bolas. A mistura é moldável, mas frágil, por isso a melhor maneira de fazer isso é para descansar a massa na palma de uma mão, enquanto usando dois dedos da outra mão para suavemente molde / formatando em uma almôndega. Se ele racha, umedeça os dedos com um pouco de água para ajudar a reforma / ligá-los. Repita até que todas as almôndegas são formadas – cerca de 12 ou 13.
Passe-os no queijo parmesão vegano (opcional) e arrume-os em assadeira.
Aqueça a frigideira de mais cedo em fogo médio. Uma vez quente, adicione 1 colher de sopa de azeite e metade das almôndegas. Deixe por 4-5 minutos, ou até dourar, sacudindo a panela ou usar uma colher de pau para rolar as bolas em torno de cozinhar uniformemente por todos os lados.
Como eles já estão cozidos, transferir para uma assadeira e colocar em forno pré-aquecido. Repita processo, acrescentando o restante do azeite de oliva 1 colher de sopa para a frigideira e refogar almôndegas restantes, em seguida, transferir para o forno e asse por 10-15.
Remover almôndegas do forno e deixe esfriar um pouco – eles vão firmar a mais tempo eles são arrefecidos. Caso prefira, sirva com um molho de tomate.
Para acompanhamento sugiro um macarrão de vegetais desfiados (como abobrinha, cenoura, pupunha) ou um purê de raíz (como inhame, abóbora).

Parmesão vegano:

  •  3/4 xícara de castanha de caju natural
  • 3 colheres de sopa de nutricional yeast (um tipo de levedura encontrado em alguns sites de produtos vegetarianos)
  •  3/4 col. de chá de sal marinho ou rosa
  •  1/4 colher de chá de alho em pó

Modo de fazer: Triture tudo em um mixer.

O que você achou deste post?
  • Changemaker 
    0
  • I'm Ommm 
    0
  • Amei 
    0
  • Bliss me 
    0
  • Wait, What? 
    0
  • No way 
    0
Fernanda Scheer

Fernanda Scheer - Ver mais posts deste autor

Meu nome é Fernanda Scheer, sou nutricionista e apaixonada por alimentação saudável e tudo que envolve saúde. Acredito que uma boa alimentação não é medida por calorias, e sim por nutrientes. Quanto mais fresco e natural for o alimento, quanto menos processado e mais próximo da natureza ele for, melhor e mais fácil será para nosso organismo digerí-lo. Incentivo a busca do prazer em comer e, mais importante, o prazer em comer saudável, pois sei que muitas vezes a relação com o alimento pode se tornar pesada, com sentimentos negativos como obrigação e culpa, e não precisa ser assim. Comer bem pode e deve ser um prazer! Desejo que você consiga encontrar o seu caminho de saúde e isso possa trazer a você e sua família mais anos de vida com qualidade, auto estima, disposição, equilíbrio e muita felicidade. Com carinho, Fernanda.

nutricao@fernandascheer.com.br
http://fernandascheer.com.br/

Quero mais desse tema
Reflexão: Mudança

Mudança“ Não há maior professor do que nosso próprio exemplo prático. Para realmente beneficiar outros eu preciso ...

Leia Mais
CANAL ABERTO
VER COMENTÁRIOS