Inspirações para uma vida saudável.
x
Inspirações para uma vida saudável.

Vídeos, Filmes e Documentários para Repensar a nossa Relação com Comida

Por Ana Beatriz Rosa

Ler rótulos, conhecer os ingredientes, compreender como eles vão ser digeridos pelo seu organismo.

Saber as origens do seu alimento. Ter noção de que suas escolhas diárias fazem parte de um movimento que vai impactar tudo o que é produzido mundialmente.

Existem vilões? E os ‘super foods’? Comida é remédio? Açúcar é droga? Como alcançar o equílibrio?

Brunch Choice Crowd Dining Food Options Eating Concept

Se você um dia usou um pouco do seu tempo para pensar sobre o que você come, algumas dessas reflexões devem ter te preocupado.

Separamos 24 produções, entre documentários, entrevistas e palestras, que podem te ajudar a pensar sobre seu hábitos alimentares e como eles podem impactar a sua vida – e o mundo.

O objetivo destes vídeos não é trazer regras de alimentação, pelo contrário, comer pode ser um ato político e também emocional. É totalmente subjetivo.

Mas essa seleção pode te ajudar a ver a comida para muito além dos pratos e calorias.

  DOCUMENTÁRIOS DISPONÍVEIS NA NETFLIX:

  1. Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade

Produzido por Leonardo Di Caprio, Cowspiracy é um dos mais conhecidos documentários sobre a indústria agropecuária. A produção faz várias referências ao Brasil – já que somos um dos grandes produtores – e questiona porque a agropecuária intensiva tem sido ignorada por tantas instiuições, já que é uma das principais causas dos problemas ambientais mundiais.

 

2.  GMO OMG: Is This the End Of Real Food?

Infelizmente, devido ao custo, nem sempre é possível optar pelas versões dos alimentos orgânicos, mas após este filme você com certeza irá valorizá-los ainda mais. O documentário conta a história de um pai que busca responder a questão “Com o que alimentamos as nossas famílias?”. Impulsionado pela curiosidade de seu filho por sementes, Jeremy Seifert traz informações curiosas sobre os alimentos geneticamente modificados.

 

3.  Food Matters

Comida é remédio? O documentário investiga os impactos do que consumimos sobre a nossa saúde e como podemos fazer escolhas mais inteligentes para vivermos melhor – por exemplo, optar por determinados tipos de nutrientes para prevenir doenças como a depressão e o câncer.

 

4.  Cooked

Michel Pollan é um reconhecido ativista da boa alimentação. Nesta produção da Netflix, ele defende que é preciso salvar a tradição de preparar nosso próprio alimento, bem como evitar o consumo de industrializados, e mostra como cozinhar transforma o mundo em que vivemos.

 

5.  Fed Up

A obesidade é preocupação de governos, famílias e instituições. Fed Up questiona o consumo exagerado do açúcar, que acarreta em problemas de saúde para a população mundial. O filmes investiga os “açúcares escondidos”, presentes em grande parte dos alimentos processados, e como o governo precisa ser mais rigoroso com a indústria alimentícia.

 

6.  Food Choices

O que você consome determina o que será produzido. Sob essa perspectiva, o documentário traz informações sobre como a alimentação do planeta afeta as mudanças climáticas.

 

7.  Forks Over Knives 

Aqui, mais uma vez, a “comida de verdade” entra em cena. Dois bromatologistas trazem dados substâncias sobre como a alimentação de processados está afetando a saúde da população.

 

8.  Sustainable 

Chefs e pecuaristas discutem como o movimento sobre a “comida sustentável” é capaz de impactar nosso futuro.

 

9.  Consumed

Preocupada com a saúde de seu filho, uma mãe resolve investigar seus hábitos alimentares e descobre os perigos dos alimentos transgênicos

 

10.  Fat, Sick & Nearly Dead

Muito trabalho, muita correria, péssimos hábitos alimentares e pouco tempo para cuidar de si. Reconhece algum desses comportamentos? Este era o resumo da vida de Joe Cross, até que ele resolveu mudar sua dieta. Ele adotou uma alimentação baseada em líquidos e sopas por 60 dias, sob acompanhamento médico, e viu a transformação em seu organismo por ter abandonado o fast food.

 

11.  Jiro Dreams of Sushi

O mais famoso sushi de Tóquio é vendido em uma pequena janelinha em uma estação de metrô. Jiro Ono é o sushi man de 85 anos responsável por toda a fama. Este filme conta como a dedicação e a tradição de um profissional é capaz eternizar uma boa refeição.

 

12.  Chef’s Table

Outra produção da Netflix que merece sua atenção. A série tem duas temporadas e traz diálogos riquíssimos de chefs e suas inspirações. O brasileiro Alex Atala, grande defensor da gastronomia local e dos pequenos produtores, aparece em um dos episódios com insights curiosos sobre nossos alimentos.

 

FILMES DISPONÍVEIS NO YOUTUBE

     13.  Food Inc.

Este documentário já foi nomeado ao Oscar e traz um olhar bastante crítico sobre os efeitos das indústria alimentícia norte-americanas. Apesar disso, suas informações podem ser muito bem aplicadas a realidade brasileira. De alimentos processados aos modos como os animais são utilizados nas produções, o filme destrincha questões importantes por trás dos alimentos que comemos.

 

14.  Super Size Me: A Dieta do Palhaço

Vermelho e amarelo. Do que você lembra? Se você pensou no Mc Donald’s, acertou. Neste filme, Morgan Spurlock, diretor e roteirista, fez um teste em si mesmo: passou 30 dias apenas se alimentando de produtos da rede de fast food. Os resultados você encontra neste documentário.

 

15.  Muito Além do Peso

Qual o efeito da publicidade sobre nossas crianças? E mais, como isso afeta seus hábitos alimentares? O documentário brasileiro traz uma importante reflexão para todas as famílias.

 

16.  Meat The Truth – Uma verdade mais que inconveniente

Na pegada do intenso consumo de carnes pela população, este documentário investiga as questões por trás da agropecuária intensiva.

 

17.  A carne é fraca

Produzido no Brasil, o filme possui informações importantes para quem busca reduzir o consumo de produtos de origem animal. Spoiler: Possui cenas impactantes do abate.

 

18.  Fast Food é Droga?

O filme tem menos de 18 minutos e vai trazer reflexões importantes sobre nossas escolhas. Porque batata frita é tão gostoso? O que significa a “comida lixo”? O que acontece quando consumimos refrigerante? Paola Carosella, a chef, é convidada a responder algumas dessas questões.

 

TEDs e outros:

    19.  Jamie Oliver – Ensinar alimentação a todas as crianças

O chef fez um TED só para chamar atenção as escolhas alimentares dos pequenos.

 

20.  Por que Sou Vegetariano de Segunda a Sexta-Feira

Graham Hill é jornalista e nessa palestra fala sobre a sua escolha de não consumir carne em alguns dias da semana, o que pode ser uma saída prática para quem quer reduzir o consumo de produtos de origem animal.

 

21.   O que está errado com o que comemos?

Mark Bittman escreve na seção de comida do New York Times. Em seu TED, ele levanta questões sobre o que considera errado nos hábitos alimentares atuais.

 

22.  Um jardineiro guerrilheiro no centro-sul de Los Angeles

Ron Finley resolveu plantar hortas em terrenos abandonados de Los Angeles para oferecer uma opção aos fast foods da cidade.

 

23.  That Sugar Film

Damon Gameau embarcou em uma jornada para descobrir algumas verdades sobre o consumo de açúcar. Ele fez uma experiência de só se alimentar dos famosos “industrializados do bem”, aqueles vendidos como saudáveis, mas que nós desconhecemos grande parte de seus ingredientes.

 

24.  In Defense of Food

Novamente, Michael Pollan investiga os hábitos alimentares do ocidente e oferece soluções para um futuro mais equílibrado.

 

Post Original Huffpostbrasil.

O que você achou deste post?
  • Changemaker 
    0
  • I'm Ommm 
    0
  • Amei 
    0
  • Bliss me 
    0
  • Wait, What? 
    0
  • No way 
    0
Quero Harmonia

Quero Harmonia - Ver mais posts deste autor

" A pessoa em harmonia com ela mesma, corpo, mente e espírito, entra em harmonia com família, trabalho e comunidade e assim constrói um mundo melhor".

Quero mais desse tema
CANAL ABERTO
VER COMENTÁRIOS