Astronomia e as Culturas do Céu
Com visita e aula exclusiva no Planetário do Ibirapuera
com Walmir Cardoso
“Mas se alguém estiver sozinho, deixe-o olhando as estrelas. Os raios que vêm desses mundos celestiais o separarão do que ele pode tocar (…) a atmosfera pode transmitir a impressão de ter sido feita transparente para poder dar, em forma de corpos celestiais, a perpétua presença do sublime (…) As estrelas despertam certa reverência, porque embora sempre presentes, elas são inacessíveis; mas todos objetos naturais causam uma impressão aparente, quando a mente está aberta à sua influência” (Ralph Waldo Emerson, Natureza).
Cada povo viu – e vê – o céu estrelado de um jeito diferente. Essas diversas formas de interpretar os astros deixaram evidências na construção dos calendários, nas narrativas mitológicas, na arquitetura de templos e mentalidades, e também nas práticas de rituais ao longo da história – desvendar o céu de cada um é entender como pensavam e sentiam. O curso pretende mostrar essa diversidade de matrizes culturais a partir de conceitos que operam no encontro entre astronomia, arqueologia e os costumes e tradições de diferentes povos, demonstrando as semelhanças e diferenças de olhar o céu e o mundo que cerca as diversas sociedades.
Um passeio pelo céu, em comemoração aos 60 anos do Planetário do Ibirapuera. Desde a sua inauguração, sob a direção do professor Aristóteles Orsini, o Planetário do Ibirapuera recria em suas sessões as maravilhas do céu noturno ocultas na grande metrópole. Vamos explorar os objetos celestes mais fascinantes, visíveis na noite da data de inauguração do Planetário, dia 26 de janeiro de 1957, como Marte, a constelação de Órion, e o Cruzeiro do Sul, terminando com uma chuva de meteoros na madrugada.
Faixa etária: Destinada ao público de todas as idades.
Duração: 50 minutos
- Informações
- Início: 02/02/2018
- Duração: 4 encontros
- Dias: Sextas-Feiras
- Horário: das 20h às 22h
- Valor: 4x de R$185,00
- Local: Casa do Saber – Rua Mario Ferraz, 414 – São Paulo