Com palestrantes nacionais e internacionais, e organização do Instituto de Ensino e Pesquisas em Yoga – IEPY, coordenado por Marcos Rojo, o simpósio se propôs a aprofundar na Yogaterapia, com estudos científicos e pesquisas acadêmicas, mostrando como esse conjunto de técnicas pode, e já esta trazendo, benefícios concretos à vida e à saúde das pessoas.
Com objetivo de manter e disseminar a prática da Yoga dentro de sua mais pura essência e tradição, o evento foi aberto pelo Cônsul Geral da Índia, que ascendeu a vela na cerimônia de abertura e disse que o Yoga está sendo levado muito a sério no Brasil, tanto quanto é considerado na Índia.
A aproximação do Oriente com o Ocidente, da ciência e da tradição, pôde ser comprovada durante os três dias de eventos, que ainda contou com a apresentação artística da banda Emana Mantra, nos intervalos das palestras.
O Prof. Subodh Tivari, diretor do Instituto Kaivalyadhama na Índia falou sobre a evolução do Yogaterapia, que se beneficiou de estudos e experimentos científicos desde a década de 1920, não apenas comprovando os benefícios das posturas – os asanas – mas também dos estados mas sutis da mente humana, que são alcançados através de uma prática diária dos yamas e nyamas, com alimentação yogui, foco e dedicação.
Os benefícios da yoga para o cérebro foram abordados em várias palestras, como a apresentação do Dr Sat Bir Khalsa e a Profa. Eliza Kozasa, sempre com comprovação científica através dos estudos realizados em universidades e no âmbito médico, como nos hospitais.
O professor associado à Faculdade de Medicina de Harvard, o Dr Sat Bir Khalsa vem estudando os benefícios do yoga há 18 anos com mais de 50 artigos científicos escritos sobre o tema, além de praticante de yoga desde 1971. Entre outras evidências científicas, o Phd mostrou como a prática da yoga muda não somente a atividade cerebral dos praticantes, mas também a estrutura do cérebro deles. As áreas relacionadas a emoção e sistema nervoso autônomo se tornam mais espessas com a prática regular de yoga, que inclui a meditação, impactando por exemplo a tolerância à dor.
Yoga significa união, e proporciona ao praticante ou paciente que se beneficia do Yogaterapia entre as práticas complementares que o auxiliam em seu tratamento, a ter maior consciência da interação mente e corpo, e praticado de forma constante, ajuda a aumentar essa consciência também no dia a dia.
A manutenção da saúde do cérebro foi tema de uma das palestras da Dra. Elisa Kozasa, que listou 6 fatores para envelhecermos com um cérebro saudável, sendo eles:
– Atividade física, alimentação e nutrição (dieta mediterrânea em evidência);
– Saúde médica (prevenção e controle);
– Sono e relaxamento, mental fitness (exercício mental);
– Interação social.
E a boa notícia dada pela pesquisadora do Hospital Israelita Albert Einstein, e parceira do Quero Harmonia, foi que a filosofia e o estilo de vida da Yoga nos ajuda a implementar esses 6 fatores em nosso dia-a-dia. “Uma grama de prática vale mais que uma tonelada de teoria” e aplicando essa sua frase o Prof. Geraldo Lorenzi Filho conduziu todos os participantes do Simpósio a uma prática meditativa de respiração consciente.
Outros temas como Ética, Disciplina, Liberdade, Yoga Moderno, Auto-cuidado, Responsabilidade no Cuidado Individual e Social foram abordados de forma individual pelos palestrantes ou em formato de mesa redonda com direito a perguntas de uma palestra bem participativa e atenta.
Não poderíamos deixar de mencionar as apresentações aplaudidíssimas da Profa Lia Diskin, co-fundadora da Associação Palas Athena, que falou sobre o tema “Falta de Ética Mata”, Dr Roberto Cardoso que apresentou sobre “Efeitos Terapêuticos da Ciência Contemplativa” e nos deixou uma pérola dizendo “não é a meditação que cura, é nosso corpo que se cura quando está em equilíbrio!” e por último destacamos a fala da Monja Coen que emocionou a todos nos lembrando de nosso papel pará fazer uma sociedade melhor, “a gente se transforma e a realidade se transforma simultaneamente” mencionou Coen com seu doce sorriso no rosto.
Fechando o evento, se falou sobre o Futuro da Yogaterapia, mencionado que a Yoga na saúde é um caminho sem volta, dada as inúmeras comprovações científicas de seus benefícios para a saúde do corpo e da mente. “Esses benefícios devem ser disfrutados por todos, por isso ela deve ser levada as escolas e hospitais públicos, estabelecendo a Yogaterapia como uma prática que une tradição e ciência a serviço da sociedade”, concluiu Marcos Rojo.
Confira a nossa cobertura no dia do evento AQUI
Foi anunciado que em setembro de 2020 acontecerá o próximo Simpósio Internacional de Yogaterapia. Assine a newsletter do Quero Harmonia e nos siga em nossas redes sociais @queroharmonia para ficar por dentro desse e de outros eventos futuros.