fingeringif.com
Inspirações para uma vida saudável.
x
Inspirações para uma vida saudável.

Menopausa e atividade Física Chacra - Muladhara Chacra - Ajna

foto-site-gastroflorianopolis-quero-harmonia

Na menopausa diversas alterações fisiológicas acontecem no organismo da mulher. A diminuição do nível de estrogênio somado ao envelhecimento gera uma redução da massa muscular e da força, principalmente dos membros inferiores, o que pode levar a uma limitação quanto à mobilidade e autonomia funcional. Tal fator associado a uma diminuição na coordenação motora natural do envelhecimento resulta em uma caminhada mais lenta.

Nessa fase, também ocorre um aumento da deposição de gordura na região abdominal, aumentando o risco de doenças cardíacas. Além disso, a diminuição na síntese de estrogênio auxilia na dificuldade da entrada de cálcio no osso, aumentando o risco de osteoporose e fraturas. Após a menopausa, as mulheres perdem de 3% a 5% de sua massa óssea por ano.

A prática de atividade física é fundamental para todos, porém merece maior atenção e dedicação após a menopausa, pois traz benefícios em todos os aspectos fisiológicos naturais que ocorrem, uma vez que auxilia no ganho e na manutenção de massa muscular e força, utiliza gordura como fonte de energia, auxilia a retardar a perda de massa óssea e melhora a postura.

As atividades mais indicadas são aquelas que geram prazer ao praticante, lembrando que exercícios aeróbicos são mais eficazes na utilização de gordura como fonte de energia e na melhora do trabalho cardíaco, enquanto os resistidos auxiliam na manutenção e aumento da força e massa muscular. Quanto à saúde esquelética, podemos retardar a perda de massa óssea natural através da prática de atividades que suportem o peso do próprio corpo, como por exemplo, caminhada, dança e corrida. Porém, no caso de indivíduos que possuem alto risco de fratura, são indicadas atividades que não suportem o peso corporal, como natação, bicicleta e hidroginástica.

Os alongamentos são indispensáveis e devem ser realizados todos os dias, independentemente da prática de atividade física, pois auxiliam no relaxamento muscular, aliviando tensões e evitando possíveis lesões. Portanto, alongue sempre que possível a musculatura que mais lhe incomoda. Não espere a dor aparecer para se lembrar de alongar. Não se preocupe com a intensidade do exercício, e sim com a regularidade, pois tornando a prática regular, a intensidade aumentará naturalmente.

 

Paula de Toledo Cardoso, educadora física do Hospital Israelita Albert Einstein

O que você achou deste post?
  • Changemaker (3)
  • Im Ommm (0)
  • Amei (4)
  • Bliss me (0)
  • Wait what? (0)
  • No way (0)

Hospital Israelita Albert Einstein - Ver mais posts deste autor

REFUÁ - Saúde, cura TSEDAKÁ - Solidariedade humana, filantropia, justice social. CHINUCH - Educação; a melhoria do ser humano por meio do conhecimento e do estudo. MITZVÁ - Dever de cumprir boas ações Refuá, Tsedaká, Chinuch e Mitzvá são os valores da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Esses quarto preceitos advindos do judaísmo nortearam a fundação da Sociedade, orientam suas ações no presente e direcionam sua expansão future. Da mesma forma, foram o ponto de partida para a criação dos três Pilares: Hospital; Ensino e Pesquisa; Responsabilidade Social.

http://www.einstein.br

Quero mais desse tema
Como Meditar?

“Não sei meditar, não sei deixar minha mente vazia.” Pois é, gente, escuto muito isso quando converso sobre medit...

Leia Mais
Papo Real

PAPO REAL Papo Real é um encontro semanal de autoconhecimento e de meditação para todas aquelas pessoas que buscam um...

Leia Mais
CANAL ABERTO
VER COMENTÁRIOS