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Por que devemos ensinar meditação nas escolas? Chacra - Ajna Chacra - Anahata Chacra - Sahasrara

“Se toda criança de oito anos do mundo aprender a meditar, vamos eliminar a violência do mundo em uma geração.” – Dalai Lama

Imagine se meditação fosse uma parte usual da vida escolar das crianças. Simplesmente pense o quão diferente o mundo seria. Se toda criança fosse capaz de se conectar ao oceano de consciência que permeia tudo o que existe, o desejo de fazer mal aos outros iria se dissolver. A meditação nos permite descobrir, através da experiência, a verdade sobre quem realmente somos.

O problema da sociedade atual é que estamos constantemente fugindo de nós mesmos, e, consequentemente, da verdade. Estamos tão ocupados com trabalho e eventos sociais que nunca reservamos um tempo para descobrir quem nós realmente somos, no âmago do nosso ser. A maioria de nós aprende a ser uma coisa que não é. Aprendemos a nos enquadrar, nos conformar e obedecer às normas sociais. Aprendemos como vestir uma máscara na frente de outras pessoas. Aprendemos como ser escravos do nosso próprio ego. Nos tornamos tão bons em fugir de nós mesmos que não suportamos o pensamento de algum dia retirar a máscara que nos deixou tão confortáveis. Então nós traímos a nós mesmos e deixamos nosso ego à solta. Nós tornamos entorpecidos em relação ao mundo e a toda criatura viva que nele habita. Vendemos nossa alma por uma ilusão de quem nós somos, e lá no fundo, uma parte de nós sabe que estamos perdidos. Muitos de nós perdem a esperança de algum dia se reconectar ao seu próprio ‘eu’, a medida nos afastamos muito.

E se nunca nos distanciássemos de nós mesmos, em primeiro lugar? E se aprendêssemos a estar em paz com nós mesmos desde cedo? Se as escolas ensinassem meditação, as crianças iriam descobrir suas próprias paixões, seus próprios interesses e seu próprio potencial criativo. Elas não ficariam tão incomodadas por suas próprias inseguranças e aprenderiam a viver para o momento em vez de estar sempre em busca de algum lugar em que não estão.”A meditação me ajudou a encontrar o sentido da minha própria vida. Eu não estaria seguindo meu coração e tentando mudar o sistema educacional se não fosse a meditação. Ela me conectou ao sentido mais profundo da minha alma, e me alinhou ao meu propósito de vida.” Crianças que praticam meditação regularmente não estariam tão sujeitas ao estresse, preocupações e doenças. Elas também desenvolveriam ligações mais fortes com todos os seres vivos e teriam menos necessidade de competir com seus colegas.

Acredito que é crucial que darmos às crianças a benção da mente plena. É minha esperança que um dia a prática da meditação se tornará um lugar comum tanto quanto limpar os dentes. Muitos estudos clínicos provaram que a meditação aumenta a espessura cortical do cérebro, protege o corpo de doenças, e melhora significantemente o foco e a concentração.

Schneider, Grim & Rainforth et al. observou 201 homens e mulheres com doença coronária do coração, que participaram de um dos dois grupos: um programa de meditação transcendental (MT) ou um programa de educação cardíaca. Depois de cinco anos e meio, o grupo da MT mostrou uma redução de 47% no risco de ataque cardíaco e enfarto.

Outro estudo por Pagnoni & Cekic comparou a massa cinzenta dos cérebros de meditadores Zen e não-meditadores durante um longo período de tempo. Embora a massa cinzenta normalmente reduza com a idade, a dos meditadores Zen não reduziu nada.

(In the report, Pagnoni & Cekic stated)

(…)

A descoberta de uma redução na taxa do declínio em função da idade de ambos os volumes de massa cinzenta global e regional em pessoas que medita pode de fato indicar o envolvimento de mecanismos múltiplos de neuroproteção.

Lazar & Kerr et al. Alcançaram uma conclusão similar em um estudo de impacto da meditação na espessura cortical do cérebro.

Eles descobriram que:

A prática regular de meditação é associada ao aumento da espessura em um subconjunto de regiões corticais relacionadas aos processos somatosensitivo, auditivo, visual e interativo. Mais que isso, a prática regular de meditação pode atrasar o afinamento do córtex frontal decorrente da idade.

Goyal & Singh et al. Estudou 3515 participantes de programas de meditação mindfulness e encontrou evidencia de diminuição de ansiedade, depressão e dor.

Simplesmente imagine o quanto as crianças da próxima geração iriam ganhar com essa prática regular. Os benefícios são realmente extraordinários, como posso atestar pela minha própria experiência. Nós precisamos fazer tudo o que podemos para levar a meditação para as escolas. Se vamos aprender a viver pacificamente com o outro, precisamos descobrir a paz em nós mesmos.

Sobre o autor: Will Stanton é escritor e ativista que dedicou sua vida a mudar o sistema educacional. Ele lançará em breve seu livro, Education Revolution (Revolução da Educação, ainda sem tradução para o português) que mostra um olhar sob o paradigma atual da educação e propõe soluções para seus vários problemas. Nã obra, ele oferece um modelo completamente novo de educação global que chama de The Six Dimension Model. (O Modelo da Sexta Dimensão).

Traduzido e Adaptado por Rita Oliva
Post original por: The mind Unleashed

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