Inspirações para uma vida saudável.
x
Inspirações para uma vida saudável.

A importância do simples ato de respirar Chacra - Anahata Chacra - Sahasrara Chacra - Vishuddha

Por Carol Borghetti (equipe Ekomat Yoga)

Respirar é o primeiro ato após o nascimento, e o último antes da morte. Respirar com consciência estimula o sistema parassimpático, que é responsável pelos estados relaxados do corpo.

Médicos há anos prescrevem a meditação como técnica auxiliar de tratamentos convencionais. A respiração é a chave da eficiência da meditação. Pesquisas evidenciam os inúmeros benefícios de meditar/respirar.

Aprender a respirar traz foco, atenção, serenidade. Amplia a percepção, transforma nosso ponto de vista perante as coisas. Seus efeitos são percebidos imediatamente, de acordo com a prática.

Apresentamos aqui uma técnica respiratória fácil. Quando praticada regularmente, traz grande serenidade e bem estar, consciência da respiração durante o dia, e melhora a qualidade do funcionamento global do organismo.

Deite-se confortavelmente de costas; deixe suas pernas afastadas com os pés tombados naturalmente para fora. Mantenha a cabeça alinhada à coluna vertebral. Sinta-se o mais confortável possível. Deixe a palma de sua mão direita sobre a região abdominal, um pouco acima da linha do umbigo. O cotovelo deve estar relaxado, tocando o solo. A mão direita repousa sobre a região do peito, com o cotovelo esquerdo também relaxado em contato com o solo.

Mentalmente, divida a região do seu tórax em três: parte baixa (1), média (2) e alta (3) dos pulmões: a parte baixa próxima ao músculo diafragma; a parte media a região das costelas; e a parte alta a região próxima as clavículas.

Comece a inspirar preenchendo a parte baixa do abdômen. Continue conduzindo o ar percebendo a região média dos pulmões, como se as costelas se afastassem aumentando a largura da região do tórax. Ainda na mesma inspiração, preencha a totalidade de seus pulmões percebendo a expansão da região das clavículas.

A expiração acontece de forma passiva e natural, e a consciência acompanha também a modificação no formato tridimensional durante este processo. O movimento acontece em sentido oposto: perceba a região alta dos pulmões baixar, a região entre as costelas se comprimir e a região de nosso abdômen cavar, por fim, expelindo o ar de maneira efetiva. Não apresse a sua expiração, deixe que o ar saia de forma gradual. Deixe que inclusive o ar residual saia de seus pulmões, para que a respiração seja o mais profunda possível.

Repita o exercício por, no mínimo, 5 minutos e aproveite para relaxar!

http://www.ekomat.com.br

Sobre_A_Ekomat

O que você achou deste post?
  • Changemaker (0)
  • Im Ommm (2)
  • Amei (3)
  • Bliss me (0)
  • Wait what? (0)
  • No way (0)
Quero Harmonia

Quero Harmonia - Ver mais posts deste autor

" A pessoa em harmonia com ela mesma, corpo, mente e espírito, entra em harmonia com família, trabalho e comunidade e assim constrói um mundo melhor".

Quero mais desse tema
Como Meditar?

“Não sei meditar, não sei deixar minha mente vazia.” Pois é, gente, escuto muito isso quando converso sobre medit...

Leia Mais
REIKI SOCIAL

REIKI SOCIAL   Benefícios do Reiki, quando realizado semanalmente: – Fortalece os sistemas imunológico, re...

Leia Mais
CANAL ABERTO
VER COMENTÁRIOS