Inspirações para uma vida saudável.
x
Inspirações para uma vida saudável.

Texto por Zen Master Thich Nhat Hanh

Apaixonando-se com a Terra

Este bonito, generoso planeta que dá vida a todos, que chamamos de Planeta Terra deu origem a cada um de nós, e cada um de nós carrega a Terra dentro de cada célula do nosso corpo.

Near Space photography - 20km above ground / real photo

 

Nós e a Terra somos um

A Terra é nossa mãe, nutrindo e protegendo-nos em todos os momentos, nos dando ar para respirar, água fresca para beber, alimentos para comer e ervas medicinais para curar-nos quando estamos doentes. Cada respiração que inalamos contém elementos de nitrogênio, oxigênio, vapor de água e traços do nosso planeta. Quando nós respiramos com plena consciência, podemos experimentar a nossa vivência com atmosfera delicada da Terra, com todas as plantas, e até mesmo com o sol, cuja luz torna possível o milagre da fotossíntese. Com cada respiração, podemos experimentar a comunhão. Com cada respiração podemos saborear as maravilhas da vida.

Precisamos mudar nossa maneira de pensar e ver as coisas. Precisamos perceber que a Terra não é apenas nosso ambiente. A Terra não é algo fora de nós. Respirando com atenção plena e contemplando seu corpo, você percebe que você é a Terra. Você percebe que sua consciência também é a consciência da Terra. Olhe ao seu redor, o que você vê não é o seu ambiente, é você.

Grande Mãe Terra

Seja qual for sua nacionalidade ou cultura a que pertencemos, seja qual for a religião que seguimos, se somos budistas, cristãos, muçulmanos, judeus, ou ateus, todos nós podemos ver que a Terra não é matéria inerte. Ela é um grande ser que tem dado à luz a muitos outros grandes seres-incluindo budas e bodhisattvas, profetas e santos, filhos e filhas de Deus e da humanidade. A Terra é uma mãe amorosa, nutrir e proteger todos os povos e todas as espécies, sem discriminação.

Quando você percebe a Terra é muito mais do que simplesmente o seu ambiente, você vai ser movido para protegê-la da mesma forma como você faria por você mesmo. Este é o tipo de consciência, o tipo de despertar que precisamos, e o futuro do planeta depende de saber se somos capazes de cultivar esse insight ou não. A Terra e todas as espécies na Terra está correndo perigo. No entanto, se podemos desenvolver uma relação profunda com a Terra, teremos amor, força e nos despertaremos suficiente a fim de mudar o nosso modo de vida.

Quero Harmonia - Vale na terra

Nos apaixonando

Todos nós podemos experimentar uma sensação de profunda admiração e amor, quando vemos a grande harmonia, elegância e beleza da Terra. Um simples ramo da flor de cerejeira, a concha de um caracol ou a asa de um morcego – todos testemunham a criatividade magistral da Terra. Cada avanço em nossa compreensão científica aprofunda a nossa admiração e amor por este planeta maravilhoso. Quando podemos realmente ver e entender a Terra, o amor nasce em nossos corações. Nos sentimos conectados. Esse é o significado do amor: sermos todos um.

Somente quando nós realmente voltarmos a amar a Terra nossas ações brotarão em reverência a visão de nossa interconexão. No entanto, muitos de nós nos tornamos alienados da Terra. Estamos perdidos, isolados e solitários. Trabalhamos muito duro, nossas vidas estão muito ocupadas, e estamos inquietos e distraídos, perdendo-nos no consumo. Mas a Terra está sempre aqui para gente, oferecendo-nos tudo o que precisamos para a nossa nutrição e cura: o grão milagroso do milho, o riacho refrescante, a floresta perfumada, o majestoso pico da montanha coberto de neve, e o canto alegre dos pássaros ao amanhecer.

Quero-Harmonia-planeta-terra-planet-earth

A verdadeira felicidade é feita de amor

Muitos pensam que precisamos de mais dinheiro, mais poder ou mais status para que possamos ser felizes. Estamos tão ocupados gastando nossas vidas correndo atrás do dinheiro, poder e status que ignoramos todas as condições para a felicidade que já estão disponíveis. Ao mesmo tempo, nos perdemos em comprar e consumir coisas que não precisamos, colocando uma forte pressão sobre nós mesmos e o planeta. No entanto, muito do que bebemos, comemos, assistimos, lemos ou ouvimos é tóxico, poluindo nossos corpos e mentes com violência, raiva, medo e desespero.

Bem como a poluição de dióxido de carbono do nosso ambiente físico, podemos falar da poluição espiritual do nosso ambiente humano: o ambiente tóxico e destrutivo que estamos criando com o nosso modo de consumir. Precisamos consumir de tal maneira que realmente sustenta a nossa paz e felicidade. Só quando formos sustentáveis como seres humanos é que vamos tornar nossa civilização sustentável. É possível ser feliz no aqui e no agora.

Nós não precisamos de consumir muito para ser feliz; na verdade, podemos viver de forma simples. Com plena consciência, qualquer momento pode se tornar um momento feliz. Saboreando uma simples respiração, tomando um momento para parar e contemplar o céu azul brilhante, ou para desfrutar plenamente a presença de um ente querido, pode ser mais do que suficiente para nos fazer felizes. Cada um de nós precisa voltar a se reconectar com nós mesmos, com nossos entes queridos e com a Terra. Não é o dinheiro, o poder ou consumo que pode nos fazer feliz, mas tendo amor e compreensão em nossos corações.

O pão em sua mão é o corpo do cosmos

Precisamos de consumir, de forma a manter viva a nossa compaixão. E ainda assim, muitos de nós consume de uma maneira muito violenta. Florestas são derrubadas para criar gado para carne bovina ou para cultivar cereais para bebida alcóolica, enquanto milhões de pessoas no mundo estão morrendo de fome. Reduzir a quantidade de carne que comemos e álcool que consumimos em 50% é um verdadeiro ato de amor por nós mesmos, pela a Terra e pelos outros. Comer com compaixão já pode ajudar a transformar a situação que nosso planeta está enfrentando e restabelecer o equilíbrio para nós mesmos e para a Terra.

Quero Harmonia Irmandade

Nada é mais importante do que a irmandade

Há uma revolução que precisa acontecer e que começa a partir de dentro de cada um de nós. Precisamos acordar e se apaixonar com a Terra. Fomos homo sapiens por um longo tempo. Agora é hora de nos tornarmos homo conscius. Nosso amor e admiração pela Terra tem o poder de nos unir e remover todos os limites, a separação e a discriminação. Séculos de individualismo e a competição trouxeram enorme destruição e alienação. Precisamos restabelecer a comunhão verdadeira – verdadeira comunicação – com nós mesmos, com a Terra, e uns com os outros como filhos da mesma mãe. Precisamos mais do que uma nova tecnologia para proteger o planeta. Precisamos de comunidade e co-operação verdadeiras.

Todas as civilizações devem chegar ao fim um dia. Mas se continuarmos em nosso curso atual, não há dúvida de que a nossa civilização será destruída mais cedo do que pensamos. A Terra pode precisar de milhões de anos para se curar, para recuperar o equilíbrio e restaurar sua beleza. Ela será capaz de se recuperar, mas nós, seres humanos e muitas outras espécies desaparecerão, até que a Terra possa gerar condições para trazer-nos de volta em novas formas. Uma vez que nós podemos aceitar a impermanência da nossa civilização com paz, seremos liberados de nosso medo. Só então é que teremos força, amor e seremos despertos para nos unir. Nutrindo nossa preciosa Terra -se apaixonar pela Terra- não é uma obrigação. É uma questão de felicidade e sobrevivência pessoal e coletiva.

 

Post original: Newsroom

O que você achou deste post?
  • Changemaker 
    25
  • I'm Ommm 
    3
  • Amei 
    7
  • Bliss me 
    4
  • Wait, What? 
    7
  • No way 
    4
Quero Harmonia

Quero Harmonia - Ver mais posts deste autor

" A pessoa em harmonia com ela mesma, corpo, mente e espírito, entra em harmonia com família, trabalho e comunidade e assim constrói um mundo melhor".

Quero mais desse tema
Reflexão: Benção

Benção ” Que vocês tenham pensamentos puros e positivos para os outros e assim transformem o negativo em positi...

Leia Mais
CANAL ABERTO
VER COMENTÁRIOS