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Atividade física para um cérebro sarado Chacra - Muladhara Chacra - Anahata Chacra - Ajna

Veja as melhores atividades para a sua mente.

Os benefícios físicos da prática regular de exercícios são bem conhecidos e, em muitos casos, pode ser o fator de estimulo ao inicio de um novo hábito. Contudo as atividades físicas se realizadas de forma regular podem trazer ganhos expressivos não só para o corpo, mas também para a mente.

Diversos estudos são publicados ano após ano, buscando identificar a influência da prática regular de atividade física na saúde mental.

O que sabemos hoje, é que manter um estilo de vida saudável com pelo menos 30 (trinta) minutos de atividade física por dia traz benefícios importantes à saúde física e mental. Isso pelo fato de que durante a realização do exercício físico, nosso organismo, através de uma série de eventos fisiológicos, libera um hormônio chamado endorfina, conhecida como o hormônio da alegria ou do prazer, que promove a sensação de bem estar geral, euforia e alívio de dores e da dopamina que proporciona um efeito tranquilizante e analgésico no individuo que pratica regularmente atividade física. Tais alterações promovem um efeito relaxante pós-esforço e, em geral, consegue manter em longo prazo um estado de equilíbrio psicossocial mais estável frente às ameaças do meio externo, como um dia-dia estressante, o tempo gasto no trânsito para os deslocamentos, jornadas de trabalho extensas, etc.

A atividade física, quando regular e bem planejada, contribui para a minimização do sofrimento psíquico de pessoas deprimidas, além de oferecer oportunidade de envolvimento social, elevação da autoestima e melhora das funções cognitivas, diminuindo o quadro depressivo e também auxiliando na diminuição de recaídas. Além disso, a prática regular de atividade física melhora a qualidade de vida das pessoas de maneira geral, ou seja, no aspecto físico, social, espiritual e psicológico, mostrando-se mais uma vez como um item fundamental no tratamento e prevenção da depressão.

Veja abaixo cinco modalidades que vão garantir a você um cérebro mais sarado e como elas podem fazer isso!

Natação: por tratar-se de um exercício vigoroso, a natação ou as atividades aquáticas (hidroginástica, deep running, etc), ajudam a diminuir a ansiedade e a depressão, além de melhorar o transporte de oxigênio até o cérebro. Sendo ainda que o contato com o meio líquido promove uma sensação de relaxamento e bem estar. Lembrando que todos esses benefícios também podem ser obtidos em outras atividades aeróbicas, como pular corda, pedalar, remar, etc.

Tênis de Mesa: a cada “raquetada” na bolinha você estimula uma série de regiões cerebrais, contribuindo para a melhora das funções motoras, a capacidade de reflexão estratégica e de memória. Por ser uma modalidade que geralmente depende de dois oponentes é uma ótima maneira de sociabilização.

Ioga: a prática oriental aumenta o nível de serotonina, dopamina e ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro. Esses três neurotransmissores são responsáveis pelas sensações de relaxamento e satisfação. Pesquisa realizada pela Universidade de Boston (EUA) descobriu que pessoas com depressão apresentam uma drástica redução na quantidade de GABA no organismo.

Corrida: estimula a massa cinzenta cerebral, região do cérebro envolvida no controle muscular, memória, fala e percepção sensorial (ver e ouvir). Pode ser uma ótima forma de relaxamento e de reflexão, podendo ser praticada em grupo ou individualmente.

Dica: quando você for correr sozinho, prepare uma lista de músicas de sua preferência ou ouça seus programas favoritos. Isso relaxa e pode tornar esta prática mais prazeirosa.

Futebol: o cérebro de jogadores de futebol possui funções executivas (responsáveis pelo planejamento e pensamento abstrato) superiores à média. Com isso, eles conseguem processar informações com maior velocidade para tomar decisões rápidas. É uma excelente atividade de relacionamento e sociabilização.

Dica: reunir os amigos para jogar futebol é uma forma muito eficaz de reduzir o estresse.

Vale ressaltar que não há uma modalidade de atividade física mais indicada, o fundamental é, após uma avaliação médica, praticar aquela que mais lhe agrada.

 

Por: Felipe Gambetta, fisioterapeuta do Hospital Israelita Albert Einstein

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