Inspirações para uma vida saudável.
x
Inspirações para uma vida saudável.

Quando se fala em gordura, logo pensamos em colesterol alto, aumento de peso, enfim, mas nem todas as gorduras são ruins, algumas delas são benéficas, como o ômega 3.

O ômega 3 é um ácido graxo essencial, um tipo de gordura que provém da alimentação, ou seja, o nosso organismo não produz. Dentre os benefícios destacam-se os seguintes: diminuição da taxa de triglicérides e colesterol total do sangue, redução da pressão arterial, alteração da estrutura da membrana das células sanguíneas, tornado o sangue mais fluído e melhora do desempenho do cérebro. Portanto, o consumo de alimentos ricos em ômega 3 deve tornar um hábito indispensável para a manutenção da saúde.

Sabe-se que cérebro humano representa apenas 2% do nosso peso total, mas usa aproximadamente 20% do oxigênio consumido por todo nosso corpo, quando está em repouso. Você já deve ter ouvido falar que os alimentos que comemos influenciam o nosso corpo, contudo eles podem ter muito mais do que uma simples influência no funcionamento do nosso cérebro.

O ômega 3 é um ácido graxo estrutural da matéria cinzenta do cérebro, promovendo a comunicação entre as células nervosas, além de ajudar na construção das bainhas e mielina, uma estrutura presente nos neurônios que tem a função de proteger a integridade dessas células nervosas e participar do processo de envio de mensagens através dos neurotransmissores.

O ômega 3 cria um ambiente ideal para a troca rápida de mensagens entre as células do nosso cérebro. Se o cérebro para de receber o nutriente, ele procura se adaptar a essa deficiência e como consequência ele fica “preguiçoso” e as resposta passam a ser mais lentas. Quando esse comportamento passa a ser repetido dia-após-dia, o cérebro passa a encarar esse novo estado como sendo o seu novo padrão normal de funcionamento. E os problemas de memória, alteração de humor e dificuldades de aprendizado podem se tornar frequentes.

ômega 3

Estudos recentes mostram que o consumo regular de ômega 3 ajuda a:

– Melhorar a concentração;

– Melhorar a memória;

– Aumentar a motivação;

– Melhorar as habilidades motoras;

– Aumentar a velocidade de reação;

– Neutralizar estresse;

– Prevenir doenças degenerativas cerebrais.

Para que possamos ter os benefícios, o ômega 3 é encontrados nos peixes de águas frias e profundas (sardinhas, salmão, cavala, atum e leão marinho), oleaginosas e óleo de linhaça, ovos enriquecidos e leite fortificado.

No entanto, podemos associá-lo ao consumo de vitamina E, selênio (brócolis, azeite extra virgem, oleagionosas, castanhas e nozes) e sucos cítricos, que são fontes de vitamina C para que esses alimentos formem um “pool” de antioxidante a fim de preservar a integridade da estrutura química do ômega 3.

Elaborado por: Glaucia Santos, nutricionista clínica do Hospital Israelita Albert Einstein

O que você achou deste post?
  • Changemaker 
    1
  • I'm Ommm 
    0
  • Amei 
    2
  • Bliss me 
    2
  • Wait, What? 
    0
  • No way 
    0
Hospital Israelita Albert Einstein

Hospital Israelita Albert Einstein - Ver mais posts deste autor

REFUÁ - Saúde, cura TSEDAKÁ - Solidariedade humana, filantropia, justice social. CHINUCH - Educação; a melhoria do ser humano por meio do conhecimento e do estudo. MITZVÁ - Dever de cumprir boas ações Refuá, Tsedaká, Chinuch e Mitzvá são os valores da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Esses quarto preceitos advindos do judaísmo nortearam a fundação da Sociedade, orientam suas ações no presente e direcionam sua expansão future. Da mesma forma, foram o ponto de partida para a criação dos três Pilares: Hospital; Ensino e Pesquisa; Responsabilidade Social.

http://www.einstein.br

Quero mais desse tema
Naturopatia, o que é?

O que é a Naturopatia? A Naturopatia (Naturopathic Medicine) é uma ciência da saúde que combina terapias naturais, t...

Leia Mais
CANAL ABERTO
VER COMENTÁRIOS