Inspirações para uma vida saudável.
x
Inspirações para uma vida saudável.

Boa performance não depende apenas do corpo mas também da mente Chacra - Ajna Chacra - Manipura Chacra - Svadhisthana

performance

Qualidade de vida atrelada a atividade física

Muitas pessoas ao decidirem iniciar alguma Atividade Física encontram uma grande preocupação com o tipo de treinamento aplicado, com a intensidade, distancia ritmo, ou até mesmo se devem ou não usar alguma suplementação, mas esquecem de uma questão fundamental: a Cabeça. É isso mesmo. Somos feitos de “corpo e alma”, portanto muitos dos nossos conflitos internos e o modo como os resolvemos possuem vital importância para a iniciação e manutenção dos exercícios físicos.

 

Não é raro ouvirmos histórias de atletas que não conseguiram treinar de forma adequada e obtiveram grandes performances ou ainda, aqueles que encontravam-se em seu ápice físico, mas, na hora H, não conseguiram um bom resultado. Nosso estado emocional é um fator determinante para a aquisição de novos hábitos ou para a conquista de uma grande performance; os recordes mundiais só ocorrem quando os estados físicos e psicológicos estão no seu melhor porcentual no momento da prova. Para quem pretende iniciar a prática regular de exercícios físicos é possível atingir aos objetivos sem estar com o corpo e a mente 100%.

 

Somos uma máquina pensante e todas as nossas ações possuem relação como o nosso corpo e vice-versa então, como não relacionarmos nossos problemas do cotidiano com o nosso treinamento? O que devemos fazer em primeiro lugar é impedir que qualquer problema seja um empecilho para a prática dos exercícios físicos, e usar o esporte até como ponto de descarga dessas situações. Existem diversos fatores que levam a essa “barreira” psicológica algumas provavelmente são muito intrínsecas e levariam um bom tempo para serem entendidas, porém, no geral, acontecem por razões comuns e repetidas como: repetição dos estímulos de treinamento, quebra de rotina do treino, realização de atividades não prazerosas e o exagero de treinamento.

 

Em nossas rotinas de treinamentos, temos que lidar diariamente com frustrações, com desafios pessoais e ambientais, mas é possível mantermos o treinamento se também nos prepararmos para enfrentar essas mudanças de forma adequada, sabedores de que não conseguiremos controlar tudo. O exercício físico nos permite trabalhar com algumas questões que enfrentamos no cotidiano. Nele encontramos alegrias, ansiedades, inseguranças, medos, frustrações, superação e diversos outros sentimentos.

 

É comum muitos iniciantes se perguntarem: será que nunca terei “prazer” com a prática regular dos exercícios físicos? É importante salientarmos que nossos pensamentos sempre nos pregam “peças”, porém com um treinamento adequado, que respeite a evolução natural, conseguiremos nos exercitar por trinta minutos e garanto que até irmos mais além. O importante é ter disciplina. Se você se programou para treinar três vezes por semana, honre esse compromisso. A disciplina compensa e em pouco tempo você verá como foi capaz de alcançar o objetivo determinado.

 

A jogada perfeita é uma criação que resulta de uma busca permanente. Quando passamos anos buscando, acabamos por encontrar coisas inacreditáveis, adquirir tamanho nível de domínio das sensações, de fineza e percepção que podemos penetrar no mundo do infinitamente preciso, e até tocar o invisível, como afirma um campeão dos 400m com barreiras: “Um centésimo de segundo… De tanto buscar a perfeição, esse centésimo passa a ter uma realidade física, uma dimensão, ele existe no espaço. Conseguimos ver esse um centésimo.”

 

Os grandes atletas, assim como os grandes artistas, nunca estão satisfeitos, e podem voltar a se questionar simplesmente pelo desafio (o pintor Francis Bacon, aos 80 anos, confessava: “O que é chato sobre os meus quadros é que agora eu sei pintá-los”). Eles nunca chegam ao fim, e nunca abandonam suas paixões. Como dissemos, eles analisam obsessivamente o que lhes interessa. É o que chamamos “estar em busca”, portanto disciplina e determinação são características fundamentais para quem deseja “programar” corpo e mente para a prática regular de exercícios físicos.

 

Boa performance não depende apenas do corpo mas também da mente

 

 

 

Por: Marcio Marega, é Educador Físico e Fisioterapeuta.
Coordenador da Pós-graduação em Atividades e ​E​xercí​ci​os Físicos para a Prevenção de Doenças e Promoção de​ ​Saúde​​​​ Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

O que você achou deste post?
  • Changemaker 
    0
  • I'm Ommm 
    0
  • Amei 
    1
  • Bliss me 
    0
  • Wait, What? 
    0
  • No way 
    0
Hospital Israelita Albert Einstein

Hospital Israelita Albert Einstein - Ver mais posts deste autor

REFUÁ - Saúde, cura TSEDAKÁ - Solidariedade humana, filantropia, justice social. CHINUCH - Educação; a melhoria do ser humano por meio do conhecimento e do estudo. MITZVÁ - Dever de cumprir boas ações Refuá, Tsedaká, Chinuch e Mitzvá são os valores da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Esses quarto preceitos advindos do judaísmo nortearam a fundação da Sociedade, orientam suas ações no presente e direcionam sua expansão future. Da mesma forma, foram o ponto de partida para a criação dos três Pilares: Hospital; Ensino e Pesquisa; Responsabilidade Social.

http://www.einstein.br

Quero mais desse tema
CANAL ABERTO
VER COMENTÁRIOS