Inspirações para uma vida saudável.
x
Inspirações para uma vida saudável.

“Não sei meditar, não sei deixar minha mente vazia.” Pois é, gente, escuto muito isso quando converso sobre meditação com alguém.

Quero deixar claro que isso é super normal e todo mundo passa por esse processo – até pessoas que meditam há mais tempo são bombardeadas de pensamentos. Mas, com a prática, isso vai diminuindo. Então, tá tudo certo!

Praticar meditação é como praticar um exercício físico: quanto mais você pratica, melhor você fica. Não é para você se trancar no quarto por horas e se forçar a meditar, mas é importante a frequência com que você medit, Por isso, começar com 5 minutinhos todos os dias é melhor do que 1 hora vez ou outra. Comece aos poucos e vá aumentando gradativamente. Criar o hábito de meditar é o passo mais importante pra você nesse início. Aproveite que esse é um tempo só seu.

Vou colocar um passo a passo da técnica que mais uso e ensino para as pessoas que querem começar a meditar. Experimente, dá um ótimo resultado!

  • Fique em uma posição que você se sinta confortável, seja sentado ou deitado, mas que não incomode e que não deixe você dormir.
  • Comece a respirar lentamente e a prestar atenção na sua respiração.
  • Inspire lentamente e solte o ar ainda mais lentamente. Costumo dizer que é 1×2 – por exemplo, se você inspirou no tempo de 2 segundos, sua expiração deve durar o dobro (nesse exemplo, 4 segundos).
  • Controle esse ritmo e, se sentir que esta ficando sem ar, siga seu próprio ritmo de respiração, não tem problema.
  • 1 Inspiração + 1 Exalação = 1 Respiração
  • Faça ciclos de 10 respirações cada, durante o tempo que você decidir meditar. O ciclo funciona assim: comece contando cada respiração da 1a a 10a. Quando chegar na 10a, volte a contar a partir da 1a e a assim por diante. Se a sua cabeça bombardear, não tem problema: apenas volte o foco para sua respiração e comece a contar a partir da 1a novamente.

Os pensamentos vão invadir sua mente: as compras que tem que fazer, aquela reunião da tarde, o prazo daquela apresentação, mandar email e ligar para fulano, contas a pagar… É super normal e acontece com TODO MUNDO. Apenas não dê atenção a eles, volte o seu foco para a sua respiração. Você está no seu momento de meditar e é só isso que importa agora. Pratique esse simples passo a passo com disciplina e você vai começar a ver a diferença já no primeiro mês.

Veja aqui alguns dos inúmeros benefícios da meditação.

Siga seu ritmo, não tem certo e errado, não se pressione. Só por você iniciar esse processo e ter esse tempo pra você já é um grande passo.

Compartilhe sua experiência com a gente, conte como você se sentiu ao fazer a prática.

Beijos e Ommmmm _/|\_

O que você achou deste post?
  • Changemaker 
    2
  • I'm Ommm 
    3
  • Amei 
    2
  • Bliss me 
    0
  • Wait, What? 
    0
  • No way 
    0
Mariana Rocha

Mariana Rocha - Ver mais posts deste autor

Acredito que o impossível não existe. Sou Integrative Health Coach pelo Institute for Integrative Nutrition de NY, também formada em Comunicação Social pela FAAP, com certificado de redatora da Miami AdSchool e outros certificados pelo MIT, Harvard e outros. Trabalhei como Planejadora de vendas na Viacom Networks Brasil Ltda e logo após fui morar e atuar em diferentes agências e escolas ao redor do mundo: como a escola de São Paulo, Madrid e Hamburgo. Trabalhei na Draftfcb da Alemanha, Ogilvy de Paris, Leo Burnett em Chicago, Crispin Porter Bogusky em Boulder. Morei também em NY e Austin, onde fiz trabalho voluntário e vivi integralmente o que eu chamo de qualidade de vida. De volta ao Brasil trabalhei na Loducca e como freelancer em diferentes agências como a Fbiz, Havas, Rapp e Irirs. Em 2016 morei em San Diego, Venice, LA e Santa Monica, LA vivendo e trabalhando integralmente vida saudável na prática. Amo aprender e me aperfeiçoar, fiz diferentes cursos e participei de diferentes conferências e simpósios nos últimos anos, confira no meu site www.marianarochahc.com em "Sobre/Minhas últimas" Sou fundadora da empresa Quero Harmonia e acredito que a alegria é o principal indicador de que estamos no caminho certo, portanto siga sua alegria, nada mais é que o caminho do seu coração.

mariana.rocha@queroharmonia.com.br
http://www.marianarochahc.com

Quero mais desse tema
Sua mente vaga demais?

Por Clifton B. Parker O Centro de Stanford para Educação e Pesquisas em Altruísmo e Compaixão (CCARE) constatou que ...

Leia Mais
CANAL ABERTO
VER COMENTÁRIOS