Inspirações para uma vida saudável.
x
Inspirações para uma vida saudável.

Essa é a sua Mente Ansiosa na Meditação

Por Barry Boyce e Funcionários Mindful

Mindfulness nos pede simplesmente para prestar atenção aos enredos que criamos em nossas mentes, sem tentar muda-los. Meditação nos dá o espaço para escolher a não reagir à coisas que desencadeiam nossa ansiedade.
Dica: Use um Toque Leve
Na Meditação Mindfulness, quando você percebe um pensamento, você provavelmente será tentado à permanecer nele e leva-lo a algum lugar. Em vez disso, você pode só dar um toque nele levemente com a sua atenção e ir direto para sua respiração. Não importa se você estava fora do ar por um longo tempo. No momento que você toca o pensamento, você pode voltar.

Gire o Roteiro?
Mude seu enredo ou simplesmente o note? Qual é melhor?

Muitas terapias – sem mencionar os conselhos que nós ganhamos de amigos e da nossa vó – nos encoraja à mudar a história que estamos nos contando quando essa história nos causa ansiedade, depressão, ou outros estados mentais desafiadores. No mundo da recuperação é chamado de ‘’pensamento fedorento’’, o tipo de pensamento que nos diz que não somos bons ou que as coisas não vão dar certo ou que a pessoa que estamos indo conversar com é um completo ogro. As história que contamos para nos mesmos na nossa cabeça moldam as nossas experiências, e elas podem formar um tipo de roteiro para nossas vidas, então o conselho de ‘’girar o roteiro’’, de mudar a historia que contamos à nos, parece fazer muito sentido.

A pratica Mindfulness, entretanto, na sua forma básica, não enfatiza estudar nossa historia para que nós possamos mudar a história que nos contamos. Não nos pede para entrar num diálogo com nosso enredo interno para tentar muda-lo. A instrução básica é para notar qualquer pensamento que surgir, ver o que é, e voltar para qualquer que seja a ancora que você esteja usando para sua atenção, a mais comum é a respiração.

Então, qual faz mais sentido e é mais efetiva para lidar com e curar a ansiedade?

‘’Não é binário. Não há motivo para pensar que um é certo e o outro errado ou que um é necessariamente melhor que o outro,’’ de acordo com Zindel Segal, Distinguido Professor de Psicologia em Distúrbios de Humor na Universidade de Toronto e um dos fundadores da Mindfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT).

Na pratica Mindfulness, Segal diz, você tem uma oportunidade – o tempo e espaço mental, se você quiser – de ver mais elementos da história, uma figura mais rica. ‘’Você talvez veja mais claramente quando você antecipa um encontro difícil qual emoção oculta que desencadeia e como isso aparece no seu corpo.’’ Desse jeito, você se torna consciente de todo contexto da história, como ver uma flor abrindo em slot-motion numa fotografia. Com essa consciência, com tempo ‘’sua sólida crença em um enredo pode começar à erodir.’’

Segal também nota que simplesmente nos lembrar da inconsistência do enredo, como – para dar um exemplo bem simples – imensamente superestimando a chance de um acidente de avião, é certamente uma estratégia aceitável. É simplesmente que a pratica mindfulness tem como objetivo fazer um trabalho profundo em nossos hábitos de criar histórias, para nos dar mais escolhas quando desencadeadores de ansiedade ou depressão surgirem na nossa vida.

Tente Essa Pratica: 3 minutos Respirando o Espaço

Essa é uma das praticas mais populares no programa MBCT de 8 semanas. Te permite mudar sua atenção para longe do automático, padrão multitarefa de pensamento para te ajudar desatar. Te convida à trazer a atenção para sua experiência em uma maneira mais ampla e aberta que não está envolvida em selecionar, escolher, ou avaliar, mas simplesmente se tornar consciente de seus pensamentos e sentimentos, sua respiração em várias regiões de seu corpo, e finalmente, sensações ao longo do seu corpo inteiro.

Esse excerto apareceu na revista de Abril de 2017 questão de Mindful num artigo chamado, ”Confissões de um Meditador Ansioso”.

Post Original de Mindful.

 

 

O que você achou deste post?
  • Changemaker 
    0
  • I'm Ommm 
    0
  • Amei 
    0
  • Bliss me 
    0
  • Wait, What? 
    0
  • No way 
    0
Quero Harmonia

Quero Harmonia - Ver mais posts deste autor

" A pessoa em harmonia com ela mesma, corpo, mente e espírito, entra em harmonia com família, trabalho e comunidade e assim constrói um mundo melhor".

Quero mais desse tema
CANAL ABERTO
VER COMENTÁRIOS