Inspirações para uma vida saudável.
x
Inspirações para uma vida saudável.

Inspire. Expire. Repita: Os Benefícios da Respiração Consciente. Chacra - Sahasrara Chacra - Ajna

Por: Lesley Alderman

Imagens de ANDREW RAE

respiração coerente

Respire fundo, expandindo seu abdômen. Pare. Expire devagar contando até 5. Repita 4 vezes.

Parabéns. Você acabou de acalmar seu sistema nervoso.

A respiração consciente, como você acabou de fazer, mostra-se eficaz em reduzir estresse, aumentar a atenção e melhorar o sistema imunológico. Por séculos o yoga usou da respiração consciente, ou pranayama, para promover concentração e melhorar a vitalidade. Buddha defendeu a meditação com a respiração consciente como um meio de atingir esclarecimento.

A ciência está apenas começando a fornecer evidências de que os benefícios dessa antiga prática são reais. Estudos descobriram, por exemplo, que práticas de respiração podem ajudar a reduzir sintomas associados com ansiedade, insônia, transtorno de estresse pós-traumático, depressão e transtorno de deficit de atenção.

‘’Respirar é essencialmente prática’’ diz Belisa Vranich, psicóloga e autora do livro ‘Breathe’, que será publicado em dezembro. ‘’É meditação para pessoas que não conseguem meditar.’’

Como a respiração consciente pode promover cura, permanece em estudo científico. Uma teoria é de que o sistema de nervos autonômicos do corpo, que controla processos inconscientes como as batidas cardíacas e a digestão assim como a resposta de estresse do corpo, diz Dr. Richard Brown, professor clínico associado de psiquiatria na Columbia University e co-autor de ‘The Healing Power of the Breath’.

Mudar conscientemente seu modo de respirar, parece mandar um sinal ao cérebro para ajustar o sistema de nervos parassimpáticos do corpo, os quais podem desacelerar os batimentos cardíacos e a digestão e promover a sensação de calma, assim como o sistema simpático, que controla a liberação de hormônios do estresse como o cortisol.

Muitas doenças, como ansiedade e depressão, são agravadas ou desencadeadas pelo estresse. ‘’Eu tenho visto pacientes se transformarem por adotarem uma prática de respiração regular.’’ diz Dr. Brown, que tem uma prática privada em Manhattan e ensina workshops de respiração pelo mundo.

Quando você respira de uma forma lenta e estável, seu cérebro entende que está tudo bem e ativa a resposta parassimpática, diz Dr. Brown. Quando você respira de forma rápida e inconstante ou segura sua respiração, a resposta simpática é ativada. ‘’Se você respira corretamente, sua mente se acalma.’’ diz Patricia Gerbarg, professora clínica assistente de psiquiatria em New York Medical College e co-autora de Dr. Brown.

Dr. Chris Streeter, professor associado de psiquiatria e neurologia na Boston University, recentemente completou um pequeno estudo no qual mediu o efeito da prática diária de yoga e respiração consciente em pessoas diagnosticadas com severa depressão.

Após 12 semanas de práticas diárias, os sintomas depressivos dos pacientes diminuíram significantemente e seus níveis de ácido gamma-aminobutírico, um químico do cérebro que tem efeitos calmantes e antidepressivos, tinham aumentado. A pesquisa foi apresentada em maio no Congresso Internacional de Medicina Integrativa e Saúde em Las Vegas. Dr. Streeter e seus colegas estão planejando uma triagem controlada e aleatória para testar ainda mais essa intervenção.

‘’As descobertas foram excitantes.’’ ela disse. ‘’Elas mostram que intervenção comportamental pode ter efeitos de magnitude similar à antidepressivos.’’

A respiração consciente pode afetar o sistema imunológico também. Pesquisadores da Medical University of South Carolina dividiram um grupo de 20 adultos saudáveis em 2 grupos. Um deles foi instruído a fazer 2 séries de 10 minutos de exercícios de respiração, enquanto o outro foi instruído a ler um texto de sua escolha por 20 minutos. A saliva dos participantes foi testada em intervalos variados durante o exercício. Os pesquisadores descobriram que a saliva do grupo que fez exercícios de respiração tinha níveis significantemente menores de 3 citocinas que são associados à inflamação e estresse. A descoberta foi publicada no jornal BMC Complementary and Alternative Medicine em agosto.

Aqui 3 exercícios básicos de respiração para você experimentar:

‘Coherent Breathing’ (Respiração coerente)

Se você tem tempo para aprender apenas uma técnica, essa é a que você deve tentar. Na respiração coerente, o objetivo é respirar num ritmo de 5 respirações por minuto, que geralmente significa inspirar e expirar até contar 6. Se você nunca praticou nenhum exercício de respiração antes, você provavelmente terá que começar devagar, inspirando e expirando até contar 3 e depois ir aumentando até o 6.

respiração coerente

1- Sentado na posição vertical ou deitado, coloque suas mãos em seu abdômen.

respiração coerente

2- Inspire devagar, expandindo seu abdômen, até contar 5.

3- Pare.

respiração coerente

4- Expire devagar até contar 6.

respiração coerente

5- Tente até chegar a praticar esse padrão de 10 a 20 minutos por dia.

‘Stress Relief’ (Redução de Stress)

Quando sua mente não para e você se sente tenso, pratique a respiração Rock and Roll, que tem o benefício adicional de fortalecer seu núcleo.

Stress Relive

1- Sente-se ereto no chão ou na beira de uma cadeira.

2- Coloque suas mãos no seu abdômen.

Stress Relive 3

3- Enquanto você inspira, incline-se para frente e expanda seu abdômen.

Stress Relive 2

4- Enquanto você expira, enrole-se para frente e incline-se para traz; expire até ficar completamente sem ar.

5- Repita 20 vezes.

‘Energizing HA Breath’ (Respiração Energizante HA)

Quando a preguiça de meio de tarde chega, levante-se e pratique algum rápido exercício de respiração para acordar sua mente e corpo.

Respiracao Energizante HA

1- Fique em pé, com os cotovelos dobrados e palmas da mão voltadas para cima.

Respiracao Energizante HA 2

2- Enquanto você inspira, traga seus cotovelos para você, com as palmas ainda voltadas para cima.

Respiracao Energizante HA 33- Depois, expire rápido, empurrado suas palmas para frente e virando-as para baixo, enquanto fala ‘Ha’ em voz alta.

4- Repita rápido de 10 a 15 vezes.

Post pelo New York Times.

O que você achou deste post?
  • Changemaker 
    4
  • I'm Ommm 
    4
  • Amei 
    12
  • Bliss me 
    2
  • Wait, What? 
    0
  • No way 
    0
Quero Harmonia

Quero Harmonia - Ver mais posts deste autor

" A pessoa em harmonia com ela mesma, corpo, mente e espírito, entra em harmonia com família, trabalho e comunidade e assim constrói um mundo melhor".

Quero mais desse tema
MASSAGEM DE SOM

MASSAGEM DE SOM   O QUE É A MASSAGEM SONORA ? A Massagem de som ou massagem sonora usa instrumentos terapêuticos ...

Leia Mais
SAGRADO FEMININO UNA

SAGRADO FEMININO UNA   “Quem sou eu?” “Quais meus verdadeiros anseios?” “Que papel tenho atuado na minha ...

Leia Mais
CANAL ABERTO
VER COMENTÁRIOS