Inspirações para uma vida saudável.
x
Inspirações para uma vida saudável.

Meditação para Crianças: Um Relato Pessoal Chacra - Vishuddha Chacra - Anahata Chacra - Ajna

Ecovila Clareando - Quero Harmonia

Há alguns dias, nós do Quero Harmonia tivemos a oportunidade de entrevistar um especialista no assunto de meditação para crianças e jovens, Edson Hiroshi, que é agrônomo, educador e músico, e conhecido como “encantador de crianças.” Hiroshi é discípulo do mestre hindu, Paramahansa Yogananda, e conduz centenas de crianças em meditações guiadas por música e mantras nas temporadas do acampamento que fundou há 31 anos, o Franciscando.

O método que ele usa através da música é demais e vou contar um pouco sobre minha própria experiência como frequentadora do acampamento, e portanto, sobre meu contato com meditação quando criança.

Acampamento Franciscando e a Meditação Musical

O Francis, como carinhosamente o chamam seus frequentadores, incluindo cerca de 10 mil crianças e jovens que por ali passaram, poderia ser simplesmente um local onde eu ia nas férias escolares para passar o tempo e estar com outras crianças. Era isso também, mas era muito mais.

Hiroshi_musica-quero harmonia

Ir para o sítio onde ficávamos por mais ou menos uma semana nos fazia entrar em contato com valores muitas vezes apagados ou esquecidos, como o contato com a natureza, uma forma mais compassiva de pensar e agir, o respeito e a aceitação entre as pessoas. Tudo isso era passado de uma forma natural e divertida, e embalado pela música tocada por Hiroshi e seu violão.

Entre a sequência de ioga que fazíamos ao acordar, as oficinas que nos ensinavam a mexer com a terra, a realizar terapias corporais, ou o a meditação no mezanino no fim do dia, as atividades realmente nos ensinavam a pensar no mundo de uma forma mais sustentável, a entrar em contato com nossa própria intuição. Como bem disse um amigo meu, era uma verdadeira “escola da vida”. E era o lugar em que nos permitíamos ser nós mesmos, por inteiro, de forma aberta e vulnerável.

yoga francis - quero harmonia horta francis - quero harmonia horta francis - quero harmonia contos francis - quero harmonia Oficinas - franciscando- quero harmonia

Escrevo esse artigo cerca de 12 ou 13 anos após minha última temporada, e posso dizer que a vivência que tive há tantos anos ressoa até hoje. Se na época, eu não entendia exatamente o que significava a meditação, com certeza eu sentia a serenidade que aquilo me trazia. Acredito, inclusive, que isso me trouxe uma predisposição a acatar a prescrição médica de meditação mindfulness que recebi recentemente, em meio a uma crise aguda de ansiedade.

Ao me curar das crises sem remédio, somente prestando atenção à minha respiração, observando meu corpo, percebi que aquele lugar que reconheci quando criança, aquele ponto dentro de mim que me trazia conforto e uma sensação de plenitude, nunca deixou de existir. Mas, por um tempo, eu deixei de acessá-lo.

Dança circular - franciscando - quero harmonia

É muito provável que eu tenha tido uma maior facilidade de voltar àquele estado quando precisei justamente pelo fato de trazer na memória aqueles momentos do Franciscando, em que cantávamos músicas junto com o violão, e, à medida que a música ia cessando, sem que nós percebêssemos, estávamos envolvidos em um completo silêncio e preenchidos por uma paz imensa.

Você vai entender melhor o que estou dizendo em um vídeo em que Hiroshi fala sobre o efeito de uma das músicas do acampamento em um garoto de três anos:

Quando se trata de benefícios de praticar meditação ainda criança, com certeza há muito a ser dito sobre o assunto.

Se ficou interessado no assunto, contribua com a gravação do CD com as músicas de meditação para crianças e saiba mais detalhes nesse post

O que você achou deste post?
  • Changemaker 
    0
  • I'm Ommm 
    0
  • Amei 
    2
  • Bliss me 
    0
  • Wait, What? 
    0
  • No way 
    0
Rita Oliva

Rita Oliva - Ver mais posts deste autor

Sou formada em Comunicação Social pela ESPM, e foi na redação e na música que encontrei o que chamo de trabalho e paixão ao mesmo tempo. Sou adepta da meditação, e descobri na prática uma forma de deixar minha mente mais centrada e meu coração mais aberto. Acredito plenamente que o desenvolvimento individual, focado em cada ser humano, é capaz de transformar o mundo de forma eficaz e significativa. Sei que esse é um desafio para a vida toda, e agora é sempre uma boa hora para começar.

Quero mais desse tema
CANAL ABERTO
VER COMENTÁRIOS