Inspirações para uma vida saudável.
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Inspirações para uma vida saudável.

Meditar durante a corrida, por que não?

Meditação não é apenas uma atividade relaxante; ela produz benefícios positivos para a nossa saúde, como: redução do estresse, da depressão e da ansiedade, alívio da dor e até mesmo para fortalecer partes do cérebro. Há muitas maneiras de desenvolver uma prática de meditação e/ou atenção plena.

Um estudo publicado na revista Medicine and Science in Sports and Exercise Medicine indicou que 30 minutos em uma esteira poderia, instantaneamente, levantar o humor de alguém. Correr, em muitos casos, serve com um escape do dia a dia; uma fonte de prazer. A simplicidade desta atividade é a razão pela qual ele ajuda a diminuir muitos “causadores”de estresse. Isso é o que liga a corrida com a meditação, especialmente em termos de benefícios mentais.

Acontece que correr combinado com a meditação pode fazer a sua corrida, e sua mente, mais fortes. Um estudo de 2016 publicado em Translational Psychiatry descobriu que combinar meditação com correr ou caminhar reduz os sintomas de depressão em 40% em participantes deprimidos; incrível, né?

Se você está pronto para abandonar os fones de ouvido, e tentar concentrar-se sobre a distração, aqui estão nove dicas sobre como começar:

1-Antes de executar, sente-se ainda por três a cinco minutos

Antes de começar a correr, inspire profundamente. Prenda a respiração por alguns momentos e exale. Faça isso por cinco minutos e assim, você vai experimentar um profundo relaxamento antes de sua corrida. Se você achar a espera muito difícil, tente começar com um minuto de quietude .

2-Defina uma intenção

“Pode ser uma pergunta que tem sido assombrando você por dias, ou um pensamento estressante ou desafio que tem sido em sua mente”, explica Bhardwaj. “O que quer que seja, defina uma intenção de que esta execução irá resolver a sua pergunta.” Você não precisa saber qual é a resolução – basta colocar a fé lá fora, que esta corrida vai ajudá-lo.

3-Escolha um Mantra

Quando você está apenas começando, a meditação com mantra pode ser muito fácil de se acostumar. Escolha algumas palavras que significam algo para você, se elas estão em sânscrito como o clássico ‘Sa Ta Na Ma’ (traduzido de forma lenta para ‘Eu sou a verdade’), ou algo simples como ‘Eu sou forte’. Mesma finalidade: ancorar sua atenção e mantê-lo no momento presente.

4-Conte seus passos

Uma outra maneira interessante é simplesmente contar as pisadas. Saia com um número em mente “, aconselha Rudman. “Por exemplo, conte cada passo até oito, depois contagem regressiva. À medida que os pensamentos começam a se infiltrar, deixe-os, naturalmente e volte à sua contagem. Use os números como uma maneira de prender a sua atenção para impedir que fique pensando no você vai comer quando você voltar para casa, ou o que você disse ao seu cônjuge ou filhos antes de sair ou as coisas que você precisa fazer para o trabalho ou a escola.

5-Faça uma lista de tudo que você vê (sim, tudo)

“Tornar-se agudamente consciente de seus arredores”, diz Rudman. “Você pode escolher usar visão ou som para este exercício, ou revezar com cada sentido. Conforme você corre, comece a listar tudo o que você vê ou tudo o que você ouve como uma forma de acalmar o que os iogues chamam de “mente de macaco” e entrar no momento em que você realmente está experimentando. Seria o seguinte: “Estou ciente de um cão latindo, estou ciente de que minha pele está fria, estou ciente do cheiro da padaria, estou ciente de música longe, estou ciente da minha freqüência cardíaca acelerar … ”

6-Concentre-se em sua respiração e postura

“Traga mais consciência para sua respiração, bem como sua postura enquanto você corre”, aconselha Chesapeake Yoga professor Julie Phillips -Turner. “Comece a correr em um ritmo confortável, em seguida, comece a respirar para contar – inspire e expira, como” inalar um, dois, três; Exale um, dois, três … . Esteja ciente dos ombros caídos. Tente manter os ombros para trás e o peito levantado para permitir que o máximo de oxigênio entre no corpo.

7- Ser gentil com os pensamentos e observá-los

“O erro número um que as pessoas fazem ao tentar meditar enquanto correm, ou em geral, é ficar chateado porque não são capazes de limpar suas mentes”, diz Rudman. “O objetivo não é limpar a mente, mas sim reconhecer a mente por estar presente com ela e observá-la. Observe seus pensamentos como eles surgem.

8- Pense nas outras partes do corpo – não apenas nas pernas

Pense nos braços, na testa, nos olhos e esqueça as pernas. “Quando você está correndo, sinta o vento, o Sol abraçando cada parte do corpo. Não se concentre apenas nas pernas. Use todos os seus sentidos e cada músculo para interagir com a Mãe Natureza. Essa interação consistente desenvolverá uma conexão mais forte com a natureza.

9- Celebre e expresse gratidão pela sua corrida

Pense sobre a sorte que você tem de estar fisicamente capaz de realizer essa atividade, e quantas pessoas não podem fazer isso. Pense em como você se sentiria se você não pudesse correr. “Meditação significa que você deve estar imerso no processo e nos sentimentos e sensações de correr”, diz Rudman.

Para cultivar mais a gratitude, Attar recomenda focalizar na beleza seus arredorres e ser grato pelo momento e por estar vivo.

Adaptado de Runnersworld

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Patrícia Savoi

Patrícia Savoi - Ver mais posts deste autor

Patricia Savoi é médica nutróloga com título de especialista pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia). Fez pós- graduação em Nutrologia e especialização em nutrição clínica e hospitalar pelo GANEP, no Hospital Beneficência Portuguesa em São Paulo. Além de ser fascinada pela área de nutrição clínica, também atua como consultora médica na área da saúde e nutrição, tendo trabalhado com indústrias de grande porte, na área de suplementos alimentares e medicamentos. Sempre em busca de algo que a completasse,se formou no programa "Perfect health-ayurveda lifestyle " realizado no Deepak Chopra Center em Carlsbad- CA; estudos que complementam seu conhecimento médico com o expertise em bem-estar associados a prática de meditação, yoga e medicina Ayurveda.

patricia.savoi@queroharmonia.com.br
http://www.enviva.com.br

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