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Mindful…que? Mindfulness Chacra - Anahata Chacra - Ajna

All-in-reflection-860x571“Mindfulness, é a porta de entrada para a total dimensão de ser humano e de estar vivo” Jon Kabat-Zinn

Hoje em dia escuta-se falar muito sobre mindfulness, ou atenção plena, ou consciência plena. É um tema encontrado nas maiores universidades e revistas de ciência pelo mundo, o número de estudos a respeito cresce a cada ano. Já foi capa da revista TIME e é crescente a quantidade de posts, eventos e matérias relacionados ao assunto. É a “moda” do momento. Se você ainda não ouviu falar de mindfulness, aqui vai saber um pouco mais pelo ponto de vista de um dos grandes difusores da prática no Ocidente, Jon Kabat-Zinn.

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Capa da Time | Jon Kabat-Zinn

Foi ele quem introduziu o conceito de mindfulness no ocidente dentro da medicina convencional, professor Emérito de Medicina e diretor fundador da Clínica de Redução do Stress (MBSR) e do Centro de Atenção Plena em Medicina, na Escola Médica da Universidade de Massachusetts. Kabat-Zinn estudou budismo zen e é membro fundador do Centro Zen de Cambridge. Passou a integrar os seus conhecimentos budistas e práticas de ioga na ciência médica ocidental.

Mindfulness é uma forma de estar consciente do momento presente, estar em estado de alerta de forma sustentável e particular: propositalmente e sem julgamento algum do que acontece. É uma das inúmeras formas de meditação, se você pensa em meditação como um engajamento (1) em regular sua atenção e energia sistematicamente, (2) e assim influenciando e possivelmente transformando a qualidade da sua experiência (3) a serviço de realizar e melhorar a humanidade (4) e nossos relacionamentos com os outros e com o mundo. (Trecho do livro Mindfulness para iniciantes)

E você não precisa mudar sua crença ou religião, ou ainda participar de alguma seita para praticar meditação. Qualquer pessoa pode praticar no seu tempo e no seu momento.

Pois é, assim como bebemos água e nos alimentamos, nós respiramos e respirar é algo que não podemos deixar de fazer por poucos minutos. Respirar é viver e voltar nossa atenção para a respiração é uma das técnicas usadas para meditar, seja para alcançar a iluminação, como na tradição budista, ou para aliviar ansiedade e stress como é bastante usada aqui no ocidente.

“Enquanto você estiver respirando, tem mais coisas certas com você do que erradas”. Jon Kabat-Zinn

O conceito de mindfulness é viver o momento presente, estando literalmente presente. Pode até parecer simples, mas está longe de ser fácil de ser praticado, principalmente nos dias de hoje com tantas interferências que temos ao redor.

Se reparar, em um bate papo com os amigos, todos estão com o celular nas mãos ou deixam em cima da mesa, atentos a qualquer mensagem que possa aparecer. São grupos no whatsapp, as novidades das redes sociais, ou até mesmo para ficarem vidrados com o que acontece na mídia, e eu não falo isso me excluindo, não. Sou ativa nas redes sociais e também tenho grupos no whatsapp, mas acredito que tudo tem que ser feito com consciência. Se vai mexer no celular tenha cuidado para que não ocupe muito tempo do seu dia; se vai conversar com alguém, curta esse momento e esteja presente para seus amigos, família, colegas e quem esteja ao seu redor.

E como tudo na vida, a prática leva a perfeição, então é preciso praticar, praticar e praticar para sentir os benefícios do mindfulness. Mas não seria contraditório que nos dias de hoje, com tanta tecnologia e coisas acontecendo ao mesmo tempo, a gente se questione o que é realmente viver o momento presente? Por que tudo o que fazemos parece estar ou na ansiedade do futuro ou nos pensamentos corriqueiros do passado? E o agora? O que estamos fazendo E-XA-TA-MEN-TE A-GO-RA passa em um piscar de olhos, por entre os nossos dedos.

“Eu vejo mindfulness como uma relação amorosa com a própria vida, com a realidade e imaginação. Com a beleza do seu próprio ser, com seu coração, seu corpo, sua mente e com o mundo”. Jon Kabat-Zinn

A prática do Mindfulness nos convida e nos ensina a nos entregar completamente para o momento que vivemos nesse instante. Se está lendo o post apenas leia o post, se está observando uma flor observe a flor, sinta seu perfume e tudo que nela tem de exuberante, se está conversando com alguém simplesmente foque na pessoa e no que estão conversando com compaixão e atenção. Simples, se vai cozinhar, cozinhe; se vai namorar, namore, se vai ver um filme, veja o filme, se vai dançar, dance, se está caminhando, caminhe. Apesar de ser simples, não se trata de uma tarefa fácil. Porém, se mantivermos essa intenção durante o dia, e utilizarmos práticas de meditação com regularidade, ficamos menos propensos a nos perder em pensamentos que nos distanciam do momento presente.

Por isso, faça das experiências únicas, porque é o que elas são, se entregue inteiro para o agora, esteja presente no momento presente, do contrário você não está vivendo em plenitude. Afinal de contas, o aqui e agora é o que temos para hoje, não é mesmo?

Greek-lake- Quero-Harmonia

Aqui, um pouco do que a prática traz de benefícios:

– Menos stress, menos ansiedade e menos pensamentos negativos. Tudo isso libera mais espaço para relaxamento e felicidade.

– Melhora foco e concentração. Participantes de pesquisa, relataram uma ativação mais controlada da mente, sem que ela fique vagando e se preocupando com coisas pequenas.

– Um cérebro melhor (uma vida melhor). Estudos a respeito dos efeitos da prática meditativa de mindfulness no cérebro mostraram um aumento na densidade da massa cinzenta do hipocampo, sabido por ser a área do aprendizado, da memória, autoconhecimento e compaixão.

– Ideias mais inteligentes. Cientistas mediram como prestar atenção aos pensamentos e sensações quando elas ocorrem, faz com que a pessoa que medita tenha mais ideias.

– Um coração mais saudável – a prática meditativa mostra também uma redução da pressão sanguínea, dos batimentos cardíacos, da frequência respiratória e metabolismo.

– Melhora os relacionamentos graças a uma melhora na inteligência emocional.

Essa lista é apenas um guia, a verdade é que cada um vai experimentar efeitos diferentes em estágios diferentes.

Aqui, compartilho com vocês mais alguns pensamentos de Jon Kabat-Zinn:

“ O que mindfulness é, é um jeito particular de estar em um relacionamento com a sua própria vida. É o fato que nós estamos vivos nesse momento. O futuro ainda não aconteceu e o passado é apenas memória, já acabou. Se você começar a prestar atenção onde sua mente se encontra, a maioria das vezes ela não está no momento presente, está em qualquer outro lugar, obcecado com o passado ou planejando e se preocupado com o futuro.” 

Então atenção plena é um maneira de prestar atenção e dessa atenção que surge por estarmos prestando atenção dessa maneira”

E a pergunta que Kabat-Zinn deixou quando questionado se acredita em vida após a morte foi: “Acho que a questão é: Existe vida antes da morte?”

E eu te pergunto, como você tem vivido a sua vida antes da morte?

Vamos praticar?

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Mariana Rocha

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Acredito que o impossível não existe. Sou Integrative Health Coach pelo Institute for Integrative Nutrition de NY, também formada em Comunicação Social pela FAAP, com certificado de redatora da Miami AdSchool e outros certificados pelo MIT, Harvard e outros. Trabalhei como Planejadora de vendas na Viacom Networks Brasil Ltda e logo após fui morar e atuar em diferentes agências e escolas ao redor do mundo: como a escola de São Paulo, Madrid e Hamburgo. Trabalhei na Draftfcb da Alemanha, Ogilvy de Paris, Leo Burnett em Chicago, Crispin Porter Bogusky em Boulder. Morei também em NY e Austin, onde fiz trabalho voluntário e vivi integralmente o que eu chamo de qualidade de vida. De volta ao Brasil trabalhei na Loducca e como freelancer em diferentes agências como a Fbiz, Havas, Rapp e Irirs. Em 2016 morei em San Diego, Venice, LA e Santa Monica, LA vivendo e trabalhando integralmente vida saudável na prática. Amo aprender e me aperfeiçoar, fiz diferentes cursos e participei de diferentes conferências e simpósios nos últimos anos, confira no meu site www.marianarochahc.com em "Sobre/Minhas últimas" Sou fundadora da empresa Quero Harmonia e acredito que a alegria é o principal indicador de que estamos no caminho certo, portanto siga sua alegria, nada mais é que o caminho do seu coração.

mariana.rocha@queroharmonia.com.br
http://www.marianarochahc.com

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