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Como Ajudar: Movimento A Corrente do Bem lança campanha “A vida é + gostosa com gentileza!” Chacra - Anahata Chacra - Vishuddha

As fotos postadas por voluntários do movimento colaborativo A Corrente do Bem nos perfis das redes sociais – flagrantes de momentos de alegria explícita – inspiraram a campanha “A vida é + gostosa com gentileza”, criada pela Printec Digital. A campanha – que integra a mobilização em torno do Dia Mundial da Boa Ação e celebra a participação do Brasil pelo quarto ano consecutivo – é exclusiva para as redes sociais, em especial, o Facebook de A Corrente do Bem. Em 2014, espera-se que mais de um milhão de pessoas participem da ação.

Inspirada no Pay it Forward Day – surgido na Austrália, em 2007, alusivo ao livro “Pay it Forward”, de Catherine Ryan Hyde, e ao filme protagonizado por Kevin Spacey, Helen Hunt, James Caviezel e Haley J. Osment – A Corrente do Bem é um movimento da sociedade civil que tem a proposta de mobilizar as pessoas a incluir práticas e ações de gentileza no cotidiano. O Dia Mundial da Boa Ação é celebrado em mais de 60 países simultaneamente e integra as ações encabeçadas pelo movimento colaborativo A Corrente do Bem.

Muitas vezes parece que a gentileza está perdendo espaço na vida das pessoas que moram nas metrópoles; parece que os atos de generosidade se tornaram um luxo extremamente raro. No entanto, para milhões de cidadãos de 65 países, a gentileza é componente importante de um movimento colaborativo conhecido como A Corrente do Bem. Imbuídos do desafio de resgatar a gentileza cotidiana, os voluntários criaram o Dia Mundial da Boa Ação (Pay it Forward Day). Em 2014, em 24 de abril, atos deliberados de gentileza acontecerão nos quatro cantos do mundo e, pelo quarto ano consecutivo, o Brasil integrará a ação global. Para potencializar a adesão, a Printec Digital – agência de comunicação que atende A Corrente do Bem voluntariamente – desenvolveu a campanha A vida é + gostosa com gentileza! para mobilizar os seguidores das redes sociais do movimento.

Assinada pela designer Carolina Issa, a campanha – exclusiva para a mídia social (Facebook e Instagram) – tem por base inúmeras fotos postadas pelos voluntários de A Corrente do Bem; fotos com flagrantes de momentos alegres, de descobertas, de encontros. O conceito, verdadeiro fio condutor dessas imagens, é a própria gentileza. “A gentileza está explícita no momento imortalizado pela foto ou, ainda, antecedeu esse momento. Na prática, uma gentileza foi cometida e permitiu o surgimento de uma alegria simples, pura. É aí que vemos que a vida é muito mais gostosa com gentileza”, afirma Carolina.

Entre as peças, destaque para o primeiro passeio de bicicleta sem rodinhas – ato antecedido pela gentileza dos pais de ensinar o garoto a confiar e se aventurar –; o avô ensinando o neto a pescar; a moça colhendo flores plantadas pela mãe; a arrumação no quarto para ajudar a mãe a manter a casa em ordem; cartinhas espalhadas pela casa, declarando o amor ao pai; o abraço de velhos amigos… A ideia central, da campanha e do movimento, é mostrar que boas ações são simples, rápidas, divertidas e têm um enorme potencial de transformar o cotidiano. Ou seja, o impacto de uma boa ação, de um gesto de carinho ou de uma gentileza gera um fator multiplicador de bem-estar social. Conectar as pessoas é uma das premissas do movimento A Corrente do Bem.

A campanha – com briefing de Livia Hollerbach e Mariana Fonseca, coordenadoras de A Corrente do Bem no Brasil – começou a ser veiculada na quarta-feira, 12 de março, nas redes sociais.

Da teoria à prática

É dentro do cotidiano das pessoas – no quintal das nossas casas –, que residem as melhores oportunidades de realizar um ato gentil. Com essa premissa, A Corrente do Bem defende que a prática de atos gentis e generosos envolve simplicidade, despojamento. No ano passado, por exemplo, muitos participantes do Dia Mundial da Boa Ação pagaram um café para a pessoa que estava atrás na fila da cafeteria ou pagaram um tíquete de metrô; doaram livros ou palavras de conforto; entre outras iniciativas. Segundo os coordenadores, o importante é pedir que a pessoa que recebe o ato passe o gesto adiante; que seja um agente da gentileza. “É claro que existem atos mais complexos como mobilizar os amigos a doar tempo em prol de uma instituição; ou arrecadar brinquedos e livros para entidades assistenciais. No entanto, o que importa mesmo é a disponibilidade de tornar a generosidade algo palpável, coletivo e cotidiano”, afirma Livia Hollerbach, uma das idealizadoras do movimento no Brasil.

As empresas, instituições de ensino e organizações que participaram nos anos anteriores – como a Imaginarium, Shopper Experience, Primavera Editorial, entre outras – estão definindo as novas ações e intensificando a parceria com ideias simples e de pouco, ou nenhum investimento.

A CORRENTE DO BEM

Criado pelo australiano Blake Beattie, em 2007, o movimento Pay it Forward Day (A Corrente do Bem) tem como proposta motivar as pessoas a incluir práticas de gentileza e generosidade no cotidiano. Inspirado na obra Pay it Forward, de Catherine Ryan Hyde, a ação chegou ao Brasil em 2011 – por iniciativa de Leonardo Elói e coordenação de Mariana Fonseca e Lívia Hollerbach – com o desafio de mostrar que boas ações são simples, rápidas, divertidas e têm um enorme potencial de transformar a sociedade.

Na prática, o impacto social de uma boa ação, de um gesto de carinho ou de uma gentileza gera um fator multiplicador de bem-estar social. Hoje, a iniciativa está presente em 65 países. Para concretizar A Corrente do Bem no Brasil houve uma mobilização para a criação de uma rede colaborativa de profissionais e empresas de várias áreas, que atuam como voluntários.

Em 2014, os organizadores esperam mobilizar 1 milhão de pessoas no Brasil – marca já atingida no primeiro ano de A Corrente do Bem no país.

Olhe a Página A Corrente do Bem no Facebook

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A Printec é uma agência de comunicação corporativa com atuação nacional e forte viés em responsabilidade social. Dirigida por Vanessa Godoy, a agência é voluntária de organizações como A Corrente do Bem e Banco de Alimentos, para as quais conduz o atendimento em assessoria de imprensa, produção e curadoria de conteúdo para mídias digitais e criação de campanhas.

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