Inspirações para uma vida saudável.
x
Inspirações para uma vida saudável.

Helena_India anotações da conferência, proferida por R.Sharath Jois (diretor do KPJAYI em Mysore), no workshop ministrado em Londres, 08/2013

O que é Ashtanga Yoga? O que é Yoga? Nós temos que compreender isto. Chegamos ao yoga através dos asanas. É o que, normalmente, atrai a todos nós. Vemos alguém praticando e pensamos ‘wow , eu quero fazer aquilo’. (Asanas são as posturas realizadas na prática de Yoga)
Mas será que Yoga é isso? Yoga não é somente asanas. Este é apenas um dos membros. Ashtanga Yoga é composta de oito membros .Quando estes acontecem juntos, tornam-se Ashtanga Yoga. Asana é uma parte muito importante, mas não é a etapa final . É apenas o começo. Mas todo mundo tem que começar por algum lugar . Você não pode ir para a universidade diretamente. Primeiro vai-se ao jardim de infância , então ensino primário, colegial, etc.Não se pode ir diretamente ao Samadhi . É um processo que deveria ocorrer lentamente. Primeiro é preciso limpar e purificar nossos corpos e mentes.Ao executarmos asanas é preciso aplicar Yamas e Niyamas. No Cirque de Soleil todos dobram seu corpos – isso não é Yoga. Yoga é para a auto- transformação.
Citta vritti nirodhah – retrair os órgãos dos sentidos para controlar a mente.Isso desponta com a prática de asanas, então quando você aplica Yamas e Niyamas, a transformação acontece dentro de nós.Guruji costumava dizer ‘99% prática, 1% teoria’, o que foi muito mal compreendido – as pessoas achavam que deviam fazer asanas por todos os cantos. O significado real disso é aplicar Yamas e Niyamas em nossa vida diária.
Abhyasa vairagyabhyam tat nirodhah – uma vez que temos uma prática adequada, então é possível retrair os órgãos dos sentidos .Na linhagem de Krishnamacharya há tantos asanas quanto existem seres vivos. Este sistema é diferente de outras formas de Yoga . Existem hoje inúmeros diferentes estilos de Yoga, mas esta linhagem é uma prática tradicional – é o sistema de Vinyasa, uma técnica de respiração e movimento.
Por que Vinyasa é importante? Ele permite que o sangue circule adequadamente e purifica o sistema nervoso . Ele gera calor interno, eliminando toxinas. Uma vez que as toxinas são removidas, o corpo a se tornar mais saudável.

A prática de asanas torna-se meditativa (somente) quando você é capaz de controlar sua mente . Devem ser feitos por um longo tempo, ao longo de muitos anos e de forma contínua, com respeito e gratidão. Então, isso nos dará a fundação adequada para desenvolvermos níveis mais elevados de Yoga. O corpo precisa mudar, e você precisa compreender a técnica de respiração “.

R.Sharath Jois e Pattabhi Jois

O que você achou deste post?
  • Changemaker (-1)
  • Im Ommm (13)
  • Amei (26)
  • Bliss me (5)
  • Wait what? (5)
  • No way (1)
Helena Rosenthal

Helena Rosenthal - Ver mais posts deste autor

Felizmente conheci o Ashtanga Yoga aos 19 anos e rapidamente me apaixonei por este método. Desde então me dedico ao estudo e aprofundamento contínuo desta prática. Procuro ensinar o método exatamente como me foi transmitido por meus professores na Índia. Nas cinco viagens que fiz a Mysore, pratiquei sob orientação de R. Sharath Jois no K. Pattabhi Jois Ashtanga yoga Institute, de quem recebi autorização internacional em 2010, após participar do treinamento para professores do instituto. Em 2014, em nova imersão, fui contemplada com a autorização nível 2, o que me torna apta a instruir a segunda série do método. Acredito profundamente nesta ferramenta que nos propicia um melhor auto-conhecimento, o que reflete em todas as nossas relações com os seres humanos e o com o planeta. Confio no esforço amoroso desta disciplina diária como forma de lapidação e integração dos diferentes corpos que possuímos: mental, emocional e espiritual. Através do desenvolvimento dessa intimidade interna, da purificação orgânica que a prática propicia, da observância das virtudes no dia-a-dia e de nosso comportamento e atitudes, podemos enfim vivenciar a espiritualidade de forma concreta.

rosenthal.helena@gmail.com
http://ashtangapitanga.blogspot.com.br/

Quero mais desse tema
CANAL ABERTO
VER COMENTÁRIOS