Inspirações para uma vida saudável.
x
Inspirações para uma vida saudável.

O que é ‘Plant Based Diet’ ? Chacra - Muladhara

 

Plant-Based-Diet-Quero-harmonia

A “Plant based diet” é uma dieta baseada em vegetais e alimentos integrais na sua forma mais natural, completa, não refinada, e minimamente processada. A alimentação dento dessa dieta baseia-se em frutas, legumes, tubérculos, sementes, oleaginosas, grãos integrais e leguminosas. Ela exclui ou minimiza o consumo de proteína animal de qualquer tipo, tais como: carnes em geral, produtos lácteos e derivados, e ovos, bem como alimentos altamente refinados, como farinhas brancas, açúcar refinado e óleos.

O termo “a base de plantas” é geralmente utilizado para descrever qualquer coisa que é saudável e feita a partir de alimentos integrais, de origem vegetal, de modo a distinguir de algum alimento que é processado. Essa alimentação pode ser aquecida, cozida e exposta a temperaturas mais altas!

Dessa forma, a “Plant Based Nutrition” promove uma nutriçãointegral, holística, de prevenção e manutenção da saúde a curto, médio e longo prazo. O professor hemérito em nutrição bioquímica da Cornell University, T. Colin Campbell, é o maior precussor e disseminador dessa alimentação. Autor do livro “The China Study”, entre outros, Campbell mostra um estudo enorme de longos anos sobre a teoria e experimento aplicados na pesquisa feita por ele e alguns colegas sobre os malefícios do alto consumo de proteína animal e da alimentação atual adotada pela sociedade norte americana.

A grande ênfase de todo o trabalho e estudo feitos é dada para a forte interferência e correlação entre a ingestão da proteína animal e o aparecimento, desenvolvimento e evolução do câncer. A conclusão é que a proteína animal contribui para o aparecimento e desenvolvimento de doenças crônicas (diabetes, hipertensão, cardíacas, etc), autoimunes e dos cânceres (principalmente de mama e fígado).

“A caseína, que compõe 87% da proteína do leite de vaca, é o ingrediente cancerígeno mais significante que nós consumimos”, diz Campbell, e “não há nada mais na medicina que chegue perto do que a dieta plant based poder fazer pela nossa saúde”.

Segundo ele, a dieta “Plant Based” fornece todos os macro e micronutrientes necessários e mais do que o suficiente para as necessidades diárias do nosso corpo, até mesmo para atletas. Há diversos estudos importantes sobre a dieta a base de plantas e o quanto ela é comumente disseminada e utilizada por diversos atletas e esportistas por suprir as necessidades de carboidratos, proteínas, fibras, enzimas, vitaminas e minerais que o corpo precisa, mesmo quando se é um atleta de alta performance. Um grande exemplo disso é o ultramaratonista Brendan Brazier.

Por fim, além de prevenir e manter a sua saúde, a “Whole Food Plant Based Diet” é capaz de reverter doenças crônicas e autoimunes, moderar e alterar as células cancerígenas e te oferecer uma alimentação completa, nutritiva, energética além de favorecer a perda de peso!

Quer saber mais sobre o tema? Assista ao documentário Forks over Knives”  e leia “The China Study.

 

O que você achou deste post?
  • Changemaker (35)
  • Im Ommm (10)
  • Amei (77)
  • Bliss me (12)
  • Wait what? (2)
  • No way (3)
Patricia Augustin

Patricia Augustin - Ver mais posts deste autor

Comecei a minha formação em gastronomia no Senac/Anhembi Morumbi, seguida de alguns anos de trabalho em diversos restaurantes (exemplos: Pomodori, Fasano, Dom, La Vie en Douce, Piselli). Apesar de amar a área, resolvi seguir para uma outra formação em Relações Internacionais na PUC-SP com uma especialização em Sustentabilidade e Meio Ambiente pela Sciences Po (Paris). Após trabalhar alguns anos no terceiro e primeiro setor, decidi por tentar unir de alguma forma minhas duas paixões: sustentabilidade e gastronomia em prol da promoção da saúde! Dessa forma, há dois anos me dedico a estudos e cursos na área da saúde integral e nutrição para completar o triângulo Gastronomia - Sustentabilidade - Saúde. Me formei como Coach da Saúde (Health Coach) pelo Institute of Integrative Nutrition - NYC, no qual estudei mais de cem teorias dietéticas e uma variedade de métodos de coaching de vida na prática. Fiz também diversos cursos em Raw Food, Culinary e Plant Based Nutrition, além de me entupir de livros sobre o tema da saúde integral, nutrição e alimentação. Fiz também a certificação em Psychology of Eating Coach para entender melhor a relação mente, corpo e alimentação através da dinâmica da psicologia alimentar. Assim, adquiri um amplo conhecimento em nutrição holística e integral, coaching da saúde e saúde preventiva através da alimentação. E é com todo esse aprendizado que tentarei oferecer da melhor forma possível transformar o alimento em saúde e conquistar o bem estar!. Sou praticante de esportes e yoga diariamente, amo ler, ver filmes e viajar, sou viciada em estudar e aprender e, por fim, exercito a alegria e o otimismo para ter minha vida em constante ascensão e evolução.

pgaugustin@gmail.com

Quero mais desse tema
CANAL ABERTO
VER COMENTÁRIOS