Inspirações para uma vida saudável.
x
Inspirações para uma vida saudável.

Pesquisa Ressalta os Benefícios da Meditação

meditação - mindful - mindful triathlon - mindful triathlon brasil - mindfulness - quero harmonia - queroharmonia

Gostamos muito do tema meditação por aqui! Assim, não podemos deixar de compartilhar com vocês essa pesquisa feita pelo Hospital Albert Einstein junto da Natura que destaca os benefícios vindos de práticas regulares de meditação. O Einstein vem publicando várias pesquisas sobre a prática da meditação, não deixe de conferir.

‘Estudo realizado com grupo de mulheres da liderança da empresa de cosméticos indica que em oito semanas já é possível obter melhora significativa no bem-estar.
​Uma avaliação científica conduzida por pesquisadores da Natura e do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein mostra que oito semanas de práticas regulares voltadas para o relaxamento, a respiração, a atenção e a meditação são suficientes para reduzir sintomas de estresse e promover bem-estar. A constatação veio por meio de um programa de bem-estar, desenvolvido em parceria com a Associação Palas Athena e aplicado por 70 mulheres que ocupam cargos de gerência da Natura.

O Einstein já vem desenvolvendo pesquisas nesse tema com diversos trabalhos publicados em revistas internacionais e tornou-se referência quando se fala em benefícios obtidos com a meditação.

Durante as oito semanas, as colaboradoras participaram de encontros presenciais com duração de 1h30 cada e tiveram acesso a áudios específicos para seguirem com a prática da meditação em casa. Os resultados foram gerados a partir de questionários validados na literatura científica sobre dimensões do bem-estar, saúde emocional e mental. Após serem submetidas a exames de ressonância magnética funcional, também foi verificada uma mudança no padrão de funcionamento do cérebro, em teste de memória nas mulheres com sintomas de estresse.

A escolha pelo público feminino não é por acaso: 53% dos cargos gerenciais da Natura são formados por mulheres. Nas gerências de relacionamento, ponto de contato com as consultoras da marca, esse percentual chega a 100%. Com o programa desenvolvido pela empresa em parceria com o Einstein, o estresse, um dos grandes vilões da atualidade e uma das principais queixas das mulheres, foi reduzido em 35,3% para os sintomas percebidos no mês anterior à pesquisa. Em relação a sintomas psiquiátricos, como, por exemplo, tristeza e preocupação, houve melhora em 27,84% dos casos; e 14% para emoções negativas, como medo e irritação.

“Essa pesquisa se destaca por trazer ciência de ponta aliada aos conceitos da psicologia positiva e práticas contemplativas com foco no florescimento humano aplicada à liderança da empresa”, diz Patrícia Tobo, gerente científica de bem-estar da empresa de cosméticos. “A Natura busca promover o bem-estar além do produto e estuda o tema há mais de dez anos”, afirma a pesquisadora. A Natura investe anualmente de 2,5% a 3% de sua receita líquida em inovação.

“Pesquisa e inovação para promover bem-estar pessoal e institucional precisam ser prioridade. As pessoas hoje em dia querem não apenas saber de como tratar de doenças, mas como viver melhor a cada dia. Muitas vezes isto implica em incorporar alguns cuidados em seu estilo de vida. O público feminino tem o desafio de uma dupla jornada (ou tripla), e procuramos, neste estudo trazer formas práticas para que as mulheres possam inserir estes cuidados em sua rotina” complementa a Dra. Elisa Kozasa, pesquisadora responsável pelo estudo no Instituto do Cérebro.

Entre as mulheres que participaram da pesquisa, estava a gerente de relacionamento da Natura Julia Cunha. Aos 52 anos, ela diz que o projeto chegou na hora certa. “Eu estava passando por um período de transição hormonal e tendo muita dificuldade de dormir”. Com a meditação, ela considera que ganhou em qualidade de vida, tornou-se mais produtiva e passou a lidar com os problemas da vida pessoal e profissional com mais tranquilidade. “Eu descobri que não sabia respirar. E isso muda a vida”, diz Julia, que continua a meditar de três a quatro vezes por semana.

A constatação de Julia faz todo sentido para Carla Barrichello, gerente de bem-estar da Natura. “As práticas contemplativas são excelentes ferramentas para que possamos enfrentar com equilíbrio a pressão do dia a dia no ambiente de trabalho e na vida pessoal, além de trazer mais foco e atenção. Estamos acostumados com o imediatismo e nos esquecemos de coisas simples e que são essenciais à vida, como por exemplo, o ato de respirar”, explica.

Na Natura, o projeto inspirou a criação de um grupo de meditação, em janeiro de 2016, para os colaboradores que queiram sentir os benefícios comprovados pela pesquisa. Cerca de 30 homens e mulheres já aderiram à atividade e se reúnem às quartas-feiras, pela manhã, na sede da empresa, em Cajamar (SP).’

E para praticar! Comunicamos que acontece o primeiro Mindful Triathlon Brasil Sábado dia 20 de maio em São Paulo

Conheça esse evento incrível, não competitivo para integrar corpo e mente e participe com a gente.

1-Corrida ou Caminhada você escolhe o ritmo

2- Yoga;

3- Meditação (Com palestra introdutória seguida de prática)

www.mindfultriathlon.com

 

O que você achou deste post?
  • Changemaker 
    0
  • I'm Ommm 
    0
  • Amei 
    2
  • Bliss me 
    0
  • Wait, What? 
    0
  • No way 
    0
Hospital Albert Einstein

Hospital Albert Einstein - Ver mais posts deste autor

REFUÁ - Saúde, cura TSEDAKÁ - Solidariedade humana, filantropia, justice social. CHINUCH - Educação; a melhoria do ser humano por meio do conhecimento e do estudo. MITZVÁ - Dever de cumprir boas ações Refuá, Tsedaká, Chinuch e Mitzvá são os valores da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Esses quarto preceitos advindos do judaísmo nortearam a fundação da Sociedade, orientam suas ações no presente e direcionam sua expansão future. Da mesma forma, foram o ponto de partida para a criação dos três Pilares: Hospital; Ensino e Pesquisa; Responsabilidade Social.

Quero mais desse tema
Da Gaveta pra Rua

Sobre o ato: Quem nunca teve uma ideia incrível, mas trabalha em uma agência que não tem o anunciante perfeito? Ou en...

Leia Mais
CANAL ABERTO
VER COMENTÁRIOS