Inspirações para uma vida saudável.
x
Inspirações para uma vida saudável.

Pilates: como tudo começou Chacra - Muladhara

Hoje em dia, sentir-se bem mentalmente e fisicamente na correria do dia a dia, mesmo que com tempo escasso, enriquece a qualidade devida das pessoas. Aquelas que se comprometem a ter condições saudáveis de vida refletem uma atuação pessoal e profissional mais consistente e consciente diante dos outros.

O Método Pilates tem sido um excelente caminho para adquirir esse bem-estar.

Joseph Hubertus Pilates (JP) nasceu em 1883 em uma cidadezinha na Alemanha. O pai dele foi um ginasta reconhecido e a mãe, uma naturopata que buscava a cura de doenças sem o uso de medicamentos. No ambiente familiar, os pais de JP foram os maiores incentivadores de suas ideias iniciais.

JP foi uma criança de saúde frágil, tinha bronquite, asma e febre reumática. Durante a infância, decidiu treinar algumas técnicas em seu próprio corpo para melhorar a saúde. Realizava exercícios respiratórios e ao ar livre. Aos 14 anos, já era um adolescente mais forte.

JP era autodidata e na adolescência teve acesso a uma biblioteca, onde iniciou suas pesquisas. Estudou musculação, ioga, artes marciais e ginástica. Foram as pesquisas que inspiraram JP a elaborar os primeiros exercícios, os quais foram complementados com os movimentos naturais dos animais.

Em 1912, JP se mudou para a Inglaterra onde trabalhou como artista circense, boxeador profissional e treinador de defesa pessoal da Scotland Yard.

A base do Método de JP aconteceu quando ele foi preso com outros alemães durante a 1ª Guerra Mundial. Devido às condições precárias de saúde no campo de concentração, ele fazia seus exercícios e convidava os outros detentos a participarem também. Na tentativa de ajudar os soldados feridos e acamados, JP adaptou as camas da enfermaria em possíveis aparelhos, para que eles pudessem se exercitar deitados. BINGO!!

Em 1918, uma epidemia chamada Influenza matou muitos ingleses e, curiosamente, os detentos que participaram do seu treinamento não foram afetados e sobreviveram, fidelizando o seu método.

Após a Guerra, JP retornou para a Alemanha e deu continuidade ao aperfeiçoamento do método. Decepcionado com a pátria alemã e com as condições politicas e sociais ele foi para os Estados Unidos. Durante sua viagem de navio, JP conheceu sua futura esposa, Clara, uma jovem enfermeira. Juntos, em 1926, fundaram um estúdio em Nova Iorque onde acompanharam e ministraram aulas por muitos anos.

CONTROLOGIA foi o nome dado, inicialmente, ao método, pois incentivava a mente no controle dos músculos. A ativação dos músculos posturais era a base para manter um equilíbrio corporal satisfatório o que favorecia o alinhamento e suporte ideais para a coluna vertebral.

A consciência da respiração, o alinhamento da coluna e o profundo alinhamento do tronco pelos músculos abdominais eram os objetivos principais da Contrologia. Pensando 50 anos a frente do seu tempo, JP começou a observar e acreditar que, na vida moderna, postura, alimentação e processo respiratório deficientes geravam problemas de saúde.

Os primeiros alunos a experimentar o método foram os bailarinos das escolas de dança vizinhas ao seu estúdio em Nova York. Depois, atletas de elite se tornaram adeptos do método.

JP morreu aos 83 anos em 1967. Ele era um treinador intimidador, porém altamente comprometido. Com isso, obrigatoriamente, Clara deu continuidade ao estúdio até morrer dez anos depois. Seus discípulos, escolhidos por JP antes de morrer, mantiveram a expansão do método.

Logo depois, o método passou a ser chamado de PILATES, em homenagem ao seu criador.

Atualmente, o PILATES tem conquistado as pessoas de um modo geral. Diferentes idades, etnias e estilos de vida buscam um objetivo comum: melhorar o bem estar físico e mental por meio de um conjunto de exercícios inteligentes. O Pilates quando bem executado resulta em equilíbrio muscular e articular satisfatório, evita desconfortos e dores posturais, melhora o alongamento, enfim, faz a mente trabalhar com ideias mais claras. EXPERIMENTEM!!!

 

Fontes

  • Joseph Hubertus Pilates

YOUR HEALTH. A corrective system of exercising that revolutionizes the entire field of physical education, 2008.

 

  • Joseph Hubertus Pilates

Return to life through Contrology, 2010.

O que você achou deste post?
  • Changemaker 
    0
  • I'm Ommm 
    0
  • Amei 
    2
  • Bliss me 
    1
  • Wait, What? 
    0
  • No way 
    0
Marília Zara Chiarelli

Marília Zara Chiarelli - Ver mais posts deste autor

Professora de Educação Física CREF 055672/G-SP Formação Acadêmica em Educação Física pela FEFISA, Pós-graduada em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e Certificação Internacional Completa pela STOTT PILATES. Atuo na área de Desenvolvimento e Educação Corporal, atualmente com o Método Pilates. Além de ministrar aulas em um studio de Pilates, implementei um projeto especial de aulas de Pilates para empresas.

mzchiarelli@gmail.com

Quero mais desse tema
Óleos Essenciais

O que são óleos essenciais? Por que a planta os produz? Onde se localizam na espécie vegetal? Por que as espécies s...

Leia Mais
CANAL ABERTO
VER COMENTÁRIOS