Inspirações para uma vida saudável.
x
Inspirações para uma vida saudável.

Se Alongar é Realmente Necessário?

Se alongar ou não antes de exercícios físicos? Já ouvimos pessoas afirmarem que é essencial enquanto outras que não é necessário e pode até ser prejudicial. Se não nos alongarmos, como devemos nos aquecer antes da atividade física?

Essas perguntas estão presentes na cabeça de muita gente, assim compartilhamos com vocês a opinião do Doutor Andrew Weil sobre o assunto.

.

.

Alongamentos antes de se exercitar não são necessários, novas pesquisas sugerem que isso pode diminuir a performance, não apenas de atletas, mas também de amadores que incluam em seu treino corrida, ciclismo ou até mesmo golf. Eu escrevi sobre alongamentos pela primeira vez em meu site em 2004, quando relatei um estudo do U.S. Centers for Disease Control and Prevention – CDC – (Centro de Controle e Prevenção de Doenças do EUA), que descobriu que se alongar antes de atividades físicas não ajudava prevenir lesões. Epidemiologistas do CDC revisaram 350 estudos anteriores sobre flexibilidade, alongamentos e prevenção de lesões para concluir que nenhuma evidencia demostra que alongamentos previnam lesões. O estudo deles foi publicado em março de 2004.

Um dos últimos relatórios sobre o efeito do alongamento estático (definido como alongamento em que a posição alongada do músculo é mantida constante) é da Universidade de Zagreb. Ele focou em como o alongamento estático afeta a perfomance dos atletas. Os pesquisadores croatas examinaram dados de 104 estudos anteriores que exploraram essa questão e calcularam que alongamento estático diminui a força do músculo em quase 5.5%, com ainda mais impacto se o alongamento for mantido por 90 segundos ou mais. Se alongar por curtos períodos de tempo pode diminuir esse efeito negativo, mas não o elimina, concluíram os pesquisadores. As análises, publicadas em março de 2013 na Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports, também mostraram que se alongar reduz por volta de 2% da habilidade do músculo de produzir forçar.

Um segundo estudo novo, de Stephen F. Austin State University no Texas e publicado no Journal of Strength and Conditioning Research, descobriu que depois de se alongar, homens jovens considerados “modernamente treinados” foram 8.36% menos capazes de realizar um único agachamento com peso do que eles foram antes, depois de se aquecerem em máquinas de resistencia e exercícios sem peso. Aliás, o pesquisador que conduziu esse estudo reportou outros resultados em dezembro de 2010, no mesmo jornal, mostrando que alongamento estático antes de jogar golf piorou o jogo dos indivíduos testados, levando à uma significante redução na velocidade, distância e precisão  do contato com a bola.

Ninguém sabe exatamente o porque o alongamento deveria tem um efeito negativo no exercício. Os autores de ambos relatórios suspeitam que o problema esteja no efeito de afrouxamento do alongamento nos músculos e tendões, reduzindo suas habilidades de armazenar energia e pular para a ação.

Ao em vez de se alongar, o melhor jeito de se aquecer é fazer uma versão mais lenta do exercício que você está prestes a fazer: se você for correr, caminhe antes para aquecer. Se você planeja andar, comece devagar. E se vai fazer musculação, comece com pesos leves, devagar, com repetições suficientes para se acostumar com cada movimento.

Alongamento tem sim um papel na ginástica – melhora a flexibilidade, alonga o tecido dos músculos, melhora a postura e consciência corporal e ajuda a neutralizar o estresse. Para melhores resultados, alongue depois de seu treino quando seus músculos estão aquecidos e mais elásticos.

Andrew Weil, M.D.

O que você achou deste post?
  • Changemaker 
    0
  • I'm Ommm 
    0
  • Amei 
    2
  • Bliss me 
    0
  • Wait, What? 
    0
  • No way 
    0
Quero mais desse tema
CANAL ABERTO
VER COMENTÁRIOS