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Alimentos que aliviam o stress? Eu quero! Chacra - Muladhara Chacra - Manipura

Stress e comida

Quem nunca comeu em frente ao computador, almoçou dentro de uma sala de reunião ou comeu um snack para tapear a fome dentro do carro? Quando estamos estressados temos a tendência de ficarmos com um apetite exacerbado, comemos rápido, esquecemos até de respirar, acontece que junto ao aumento do apetite um dos sintomas é o metabolismo desacelerar. Depende de como o organismo de cada um lida com a situação, mas essa é a situação mais comum.

Por isso, é normal vermos pessoas reclamando que engordaram de repente e não sabem o que fazer, querem saber qual é a dieta do momento ou como podem se livrar dos quilinhos a mais de forma rápida. Antes de mais nada a questão é saber o que está por trás do ganho do peso, pois muitas vezes pode ser o tão famoso: stress.

E quando estamos estressados é comum nos direcionarmos para alguns tipos de alimento, como o cafezinho, o chocolate, doces, o álcool, entre outros. Principalmente as mulheres, de acordo com estudos da Universidade da Califórnia em São Francisco, as mulheres tendem a querer doces durante períodos de stress. Acontece que, quanto mais desses alimentos nós consumimos, mais o nosso humor fica pior. Como? Pode até parecer que você está relaxando, mas depois vem o efeito rebote e você acaba aumentando a produção do cortisol, o hormônio do stress no organismo.

Mas, nem tudo está perdido, existem também alimentos que ajudam a reduzir o stress, como por exemplo, beber água durante o dia para manter uma boa hidratação do organismo, comer vegetais frescos, legumes, frutas, sopas, peixes e procurar se alimentar com comidas leves, principalmente a noite.

Conheça alguns alimentos que ajudam a aliviar o stress:

Camomila
O chá da camomila ajuda a acalmar, ao invés de tomar xícaras e xícaras de café, prefira um chazinho de camomila para seguir com a tarde. Ela ajuda a relaxar. Um estudo na Universidade da Pensilvânia testou suplementos de camomila em pessoas com transtorno de ansiedade durante 8 semanas, isso levou a uma queda significativa dos sintomas de ansiedade. Também, a camomila é muito bem vinda antes de dormir, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, ela, além de acalmar os nervos, também promove o sono.

Chocolate
Para alegria dos chocólatras, além de ser irresistível e ter vários antioxidantes essenciais para a saúde, pesquisas indicam que o chocolate escuro, acima de 70% cacau, pode reduzir o hormônio do stress e ajudar a melhorar o humor com a liberação da serotonina. Ele ajuda também no bom funcionamento do coração ao reduzir a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea.

Folhas verdes
Magnésio, um mineral essencial para o nosso corpo funcionar sem problemas, ajuda os músculos a relaxar e também acalma os nervos. É encontrado naturalmente em folhas verdes, particularmente os folhosos, como espinafre e acelga. No espinafre é também encontrado o ácido fólico, que ajuda na produção de dopamina, uma substância do prazer que te ajuda a manter a calma.

Aveia
É um carboidrato complexo, quando estamos estressados tendemos a querer comer carboidrato, não negue essa vontade. De acordo com a pesquisa do MIT, isso pode ajudar o cérebro a produzir serotonina, a mesma substância regulamentada por antidepressivos. Ela tem propriedades antioxidantes e cria uma sensação calmante que ajuda a superar o estresse. Sem contar que ela te deixa com sensação de saciedade por um período maior que outros carboidratos. Se comer um mingau de aveia pela manhã, garantirá um dia mais relax.

Abacate e Banana
Duas frutas cheias de potássio, que ajudam a manter a pressão sanguínea baixa e você mais tranquilo.

Caju
O caju é especialmente uma boa fonte de zinco. Os baixos níveis de zinco têm sido associados à ansiedade e a depressão. Quando pesquisadores deram suplementos de zinco para pessoas que foram diagnosticadas com sintomas de ansiedade (irritabilidade, falta de capacidade de concentração) eles viram uma redução de 31 % na ansiedade.

Aspargos
Te ajudam a acalmar. Eles também são ricos em ácido fólico, nutriente essencial para manter a calma.

Peixes gordurosos
O ômega 3, ácidos graxos, do salmão, sardinha e atum, são ótimos controladores do nível de adrenalina e ajudam a manter você em um estado calmo, tranquilo e sereno.

Frutas cítricas
Um estudo descobriu que uma boa dose de vitamina C ajudou as pessoas a se recuperarem mais facilmente de uma situação estressante. Tanto a pressão arterial e os níveis de cortisol diminuíram mais rapidamente em pessoas que receberam um suplemento de vitamina C, do que os participantes do estudo que receberam um placebo.

Frutas Vermelhas
São ricas em antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e consequentemente fortalecem nosso organismo. São ricas também em vitaminas C, vitamina essa comprovada em ajudar na redução stress.

Cenoura
Comer alimentos crocantes ajuda a combater o stress. Alimentos ricos em nutrientes como cenoura, aipo e outros vegetais frescos e crocantes ajudam a satisfazer a vontade de crocância e sacia a vontade de salgadinho e alimentos mais calóricos.

Yogurt
A próxima vez que você se sentir estressado, ao invés de correr para o pote sorvete, coma um delicioso iogurte puro. As mulheres vão me entender melhor.

Alho
O alho é cheio de antioxidantes poderosos que neutralizam os radicais livres (partículas que danificam as nossas células, causam doenças, e incentivam o envelhecimento ) e podem reduzir ou até mesmo ajudar a prevenir alguns dos danos causados pelos radicais livres ao longo do tempo. Entre os compostos do alho temos alicina, que tem sido associada a prevenir doenças cardíacas, câncer, e até mesmo o resfriado comum. Como o stress enfraquece nosso sistema imunológico, precisamos de amigos como o alho na nossa alimentação.

Nozes
As nozes, amêndoas e pistaches, assim como o alho, ajudam à melhorar nossa imunidade com vitaminas e zinco.

Chá Verde
Mesmo contendo cafeína em certos tipos de chá, ambas as variedades pretas e verdes pode ajudar a relaxar. O chá verde contém um aminoácido chamado teanina, que tem sido associada à redução da ansiedade e promoção do sono. E um estudo descobriu que os bebedores de chá preto foram ambos mais rápido para aliviar o stress e menos estressados em geral do que pessoas que tomaram outro chá.

Agora, se você quiser diminuir o impacto do estresse em sua vida e diminuir os níveis de cortisol, procure viver de forma equilibrada, se alimente bem, pratique exercício físico regularmente e tenha uma boa qualidade de sono. Aproveite para incorporar técnicas de relaxamento e meditação em sua rotina diária. Respire fundo e mantenha-se consciente do momento presente.

Algumas fontes de referência:
Stanford
Health.com
Huffington post

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Mariana Rocha

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Acredito que o impossível não existe. Sou Integrative Health Coach pelo Institute for Integrative Nutrition de NY, também formada em Comunicação Social pela FAAP, com certificado de redatora da Miami AdSchool e outros certificados pelo MIT, Harvard e outros. Trabalhei como Planejadora de vendas na Viacom Networks Brasil Ltda e logo após fui morar e atuar em diferentes agências e escolas ao redor do mundo: como a escola de São Paulo, Madrid e Hamburgo. Trabalhei na Draftfcb da Alemanha, Ogilvy de Paris, Leo Burnett em Chicago, Crispin Porter Bogusky em Boulder. Morei também em NY e Austin, onde fiz trabalho voluntário e vivi integralmente o que eu chamo de qualidade de vida. De volta ao Brasil trabalhei na Loducca e como freelancer em diferentes agências como a Fbiz, Havas, Rapp e Irirs. Em 2016 morei em San Diego, Venice, LA e Santa Monica, LA vivendo e trabalhando integralmente vida saudável na prática. Amo aprender e me aperfeiçoar, fiz diferentes cursos e participei de diferentes conferências e simpósios nos últimos anos, confira no meu site www.marianarochahc.com em "Sobre/Minhas últimas" Sou fundadora da empresa Quero Harmonia e acredito que a alegria é o principal indicador de que estamos no caminho certo, portanto siga sua alegria, nada mais é que o caminho do seu coração.

mariana.rocha@queroharmonia.com.br
http://www.marianarochahc.com

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