Inspirações para uma vida saudável.
x
Inspirações para uma vida saudável.

 

Nos dias 15 e 16 de Julho, aconteceu a  7ª Edição do Gluten Free Brasil, em São Paulo. Este mega evento contou com  aproximadamente 3 mil participantes entre profissionais e estudantes da área da saúde, empresas do setor de alimentação saudável, atacadistas e lojistas. Foram mais de 60 marcas expositoras que levaram seus produtos já conhecidos e as novidades do mercado. O evento contou com diversas palestras no decorrer dos dois dias que abordaram patologias relacionadas com o consumo de glúten, lactose e outros alergênicos, além do crescimento das doenças crônicas não transmissíveis e a importância da nutrição na sua prevenção e tratamento. Algumas marcas como a Zotter Brasil, Super Saúde Nutri, Monama orgânicos, Vida Veg, Flormel e Chocolife chamaram nossa atenção tanto pela qualidade dos produtos e  sabor como pelos valores e missão da empresa.

Segundo a nutricionista funcional Fernanda Scheer, evitar o glúten não é “uma questão de moda”. O glúten é uma proteína presente no centeio, aveia, cevada e trigo. Algumas pessoas são portadoras de uma doença chamada celíaca, que, na ausência da enzima que digere a gliadina, tornam-se intolerantes a esse nutriente. Gliadina é a partícula que confere elasticidade ao glúten, e forma uma espécie de cola em nosso intestino. Os sintomas da doença celíacas são diarréias, perda de peso e fezes esbranquiçadas (esteatorréia), com um enorme comprometimento nutricional.
Mas também existe um outro grupo de pessoas que não possuem a doença celíaca e mesmo assim são levemente sensíveis ao glúten, ou por excessos (o consumo de alimentos fontes de glúten só vem aumentando com o passar dos anos) ou por alterações intestinais causada por maus hábitos alimentares (disbiose intestinal). Para essas pessoas, o diagnóstico é muito mais difícil de ser feito, pois os sintomas não são tão agudos, e podem variar de pessoa a pessoa. Além disso são sintomas nem sempre relacionados com intolerâncias alimentares. Entre eles podem estar: dificuldades para perder peso, prisão de ventre, cólicas abdominais, enxaquecas, dores articulares, musculares, depressão, alterações do humor, hiperatividade, aftas, formigamentos das extremidades e infecções urinárias de repetição.

Uma partícula de glúten mal digerida que é absorvida no intestino vai causando uma série de problemas no organismo, que começa na passagem dessa macromolécula pela barreira intestinal, o que causa inflamações e anormalidades, podendo acarretar na passagem de bactérias patogênicas para corrente sanguínea. Vários estudos relacionam o aumento da permeabilidade intestinal com doenças como: inflamações das articulações, atopias, asma, urticária, artrite reumatóide e muitas outras. O espaço entre as células do intestino normalmente estão fechados, mas a irritação da mucosa pode aumentar esse espaço entre as células e ser um local para a entrada de macromoléculas para a corrente sangüínea. Essas substâncias que não estão presentes no organismo saudável podem ser reconhecidas pelo sistema imune como um organismo estranho e desencadear uma reação tipo antígeno-anticorpo, como acontece nas alergias de fundo alimentar.

Por essa razão, a retirada do glúten da alimentação, ou apenas a diminuição, para algumas pessoas, pode não ser apenas uma onda ou uma nova dieta e sim uma necessidade, a peça chave na perder peso, desintoxicação, e na recuperação da energia, vitalidade e qualidade de vida.

Pensando nisso, Fernanda criou uma  apostila online que reune um conjunto de receitas funcionais nutritivas e saborosas que tem o objetivo de trazer variedade e criatividade para as refeições do dia a dia, mantendo sempre escolhas e combinações saudáveis. São 44 receitas variadas sem glúten e sem lactose, incluindo bolos e receitas base da culinária funcional, além de orientações e dicas de culinária saudável.

Para saber mais sobre a apostila, clique aqui: http://fernandascheer.com.br/receitas/

O que você achou deste post?
  • Changemaker 
    0
  • I'm Ommm 
    0
  • Amei 
    0
  • Bliss me 
    0
  • Wait, What? 
    0
  • No way 
    0
Patrícia Savoi

Patrícia Savoi - Ver mais posts deste autor

Patricia Savoi é médica nutróloga com título de especialista pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia). Fez pós- graduação em Nutrologia e especialização em nutrição clínica e hospitalar pelo GANEP, no Hospital Beneficência Portuguesa em São Paulo. Além de ser fascinada pela área de nutrição clínica, também atua como consultora médica na área da saúde e nutrição, tendo trabalhado com indústrias de grande porte, na área de suplementos alimentares e medicamentos. Sempre em busca de algo que a completasse,se formou no programa "Perfect health-ayurveda lifestyle " realizado no Deepak Chopra Center em Carlsbad- CA; estudos que complementam seu conhecimento médico com o expertise em bem-estar associados a prática de meditação, yoga e medicina Ayurveda.

patricia.savoi@queroharmonia.com.br
http://www.enviva.com.br

Quero mais desse tema
CANAL ABERTO
VER COMENTÁRIOS