Inspirações para uma vida saudável.
x
Inspirações para uma vida saudável.

I Simpósio Internacional de Yogaterapia

Yogaterapia_IEPY_Quero_Harmonia

Com palestrantes nacionais e internacionais, e organização do Instituto de Ensino e Pesquisas em Yoga – IEPY, coordenado por Marcos Rojo, o simpósio se propôs a aprofundar na Yogaterapia, com estudos científicos e pesquisas acadêmicas, mostrando como esse conjunto de técnicas pode, e já esta trazendo, benefícios concretos à vida e à saúde das pessoas.

Com objetivo de manter e disseminar a prática da Yoga dentro de sua mais pura essência e tradição, o evento foi aberto pelo Cônsul Geral da Índia, que ascendeu a vela na cerimônia de abertura e disse que o Yoga está sendo levado muito a sério no Brasil, tanto quanto é considerado na Índia.

A aproximação do Oriente com o Ocidente, da ciência e da tradição, pôde ser comprovada durante os três dias de eventos, que ainda contou com a apresentação artística da banda Emana Mantra, nos intervalos das palestras.

O Prof. Subodh Tivari, diretor do Instituto Kaivalyadhama na Índia falou sobre a evolução do Yogaterapia, que se beneficiou de estudos e experimentos científicos desde a década de 1920, não apenas comprovando os benefícios das posturas –  os asanas – mas também dos estados mas sutis da mente humana, que são alcançados através de uma prática diária dos yamas e nyamas, com alimentação yogui, foco e dedicação.

Os benefícios da yoga para o cérebro foram abordados em várias palestras, como a apresentação do Dr Sat Bir Khalsa e a Profa. Eliza Kozasa, sempre com comprovação científica através dos estudos realizados em universidades e no âmbito médico, como nos hospitais.

O professor associado à Faculdade de Medicina de Harvard, o Dr Sat Bir Khalsa vem estudando os benefícios do yoga há 18 anos com mais de 50 artigos científicos escritos sobre o tema, além de praticante de yoga desde 1971. Entre outras evidências científicas, o Phd mostrou como a prática da yoga muda não somente a atividade cerebral dos praticantes, mas também a estrutura do cérebro deles. As áreas relacionadas a emoção e sistema nervoso autônomo se tornam mais espessas com a prática regular de yoga, que inclui a meditação, impactando por exemplo a tolerância à dor.

Yoga significa união, e proporciona ao praticante ou paciente que se beneficia do Yogaterapia entre as práticas complementares que o auxiliam em seu tratamento, a ter maior consciência da interação mente e corpo, e praticado de forma constante, ajuda a aumentar essa consciência também no dia a dia.

A manutenção da saúde do cérebro foi tema de uma das palestras da Dra. Elisa Kozasa, que listou 6 fatores para envelhecermos com um cérebro saudável, sendo eles:

– Atividade física, alimentação e nutrição (dieta mediterrânea em evidência);

– Saúde médica (prevenção e controle);

– Sono e relaxamento, mental fitness (exercício mental);

– Interação social.

E a boa notícia dada pela pesquisadora do Hospital Israelita Albert Einstein, e parceira do Quero Harmonia, foi que a filosofia e o  estilo de vida da Yoga nos ajuda a implementar esses 6 fatores em nosso dia-a-dia.  “Uma grama de prática vale mais que uma tonelada de teoria” e aplicando essa sua frase o Prof. Geraldo Lorenzi Filho conduziu todos os participantes do  Simpósio a uma prática meditativa de respiração consciente.

Outros temas como Ética, Disciplina, Liberdade, Yoga Moderno, Auto-cuidado,  Responsabilidade no Cuidado Individual e Social foram abordados de forma individual pelos palestrantes ou em formato de mesa redonda com direito a perguntas de uma palestra bem participativa e atenta.

Não poderíamos deixar de mencionar as apresentações  aplaudidíssimas da Profa Lia Diskin, co-fundadora da Associação Palas Athena, que falou sobre o tema  “Falta de Ética Mata”, Dr Roberto Cardoso que apresentou sobre “Efeitos Terapêuticos da Ciência Contemplativa” e nos deixou uma pérola dizendo “não é a meditação que cura, é nosso corpo que se cura quando está em equilíbrio! e por último destacamos a fala da Monja Coen que emocionou a todos nos lembrando de nosso papel pará fazer uma sociedade melhor, “a gente se transforma e a realidade se transforma simultaneamente” mencionou Coen com seu doce sorriso no rosto.

Fechando o evento, se falou sobre o Futuro da Yogaterapia, mencionado que a  Yoga na saúde é um caminho sem volta, dada as inúmeras comprovações científicas de seus benefícios para a saúde do corpo e da mente.  “Esses benefícios devem ser disfrutados por todos, por isso ela deve ser levada as escolas e hospitais públicos, estabelecendo a Yogaterapia como uma prática que une tradição e ciência a serviço da sociedade”, concluiu Marcos Rojo.

Confira a nossa cobertura no dia do evento AQUI

Foi anunciado que em setembro de 2020 acontecerá o próximo Simpósio Internacional de Yogaterapia. Assine a newsletter do Quero Harmonia e nos siga em nossas redes sociais @queroharmonia para ficar por dentro desse e de outros eventos futuros.

O que você achou deste post?
  • Changemaker (0)
  • Im Ommm (0)
  • Amei (0)
  • Bliss me (0)
  • Wait what? (0)
  • No way (0)
Quero Harmonia

Quero Harmonia - Ver mais posts deste autor

" A pessoa em harmonia com ela mesma, corpo, mente e espírito, entra em harmonia com família, trabalho e comunidade e assim constrói um mundo melhor".

Quero mais desse tema
SAGRADO FEMININO UNA

SAGRADO FEMININO UNA   “Quem sou eu?” “Quais meus verdadeiros anseios?” “Que papel tenho atuado na minha ...

Leia Mais
CANAL ABERTO
VER COMENTÁRIOS